“É um disco de compositor, um disco de carreira”, afirma o violonista Thiago Delegado sobre “Sambetes Vol.2”, álbum que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (25/7) e ganha show gratuito de lançamento no domingo (27/7), no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte (detalhes no fim da matéria). Nada mais natural então que “Sambetes Vol.2” reúna músicas autorais compostas entre a pandemia e o início de 2024, quando foi gravado.

O disco privilegia a música instrumental que dialoga com o samba jazz brasileiro, marca de Delegado em mais de 15 anos de carreira – a estreia fonográfica veio em 2010 com “Serra do Curral” e por onde caminha seus cinco trabalhos anteriores, tanto que ele chega a dizer que “a música instrumental é minha vida, minha coluna cervical”.

O álbum, cuja direção musical é assinada por Roberto Menescal, tem apenas uma releitura. “Telefone”, do compositor capixaba, um dos papas da bossa nova, e Ronaldo Bôscoli, foi lançada como single há dois meses. A parceria com Menescal não é recente. Em 2015, “Menesca” participou da faixa “Se Acontecer”, do disco “Viamundo”, lançado por Delegado em 2015.

“Ficamos próximos desde então. Ele é uma pessoa muito generosa, um exemplo de vida, de carreira. Foram dois dias de gravação em BH e esse processo de construção do ‘Sambetes Vol.2’ foi uma benção, um privilégio. Além do aval musical, é um aval espiritual”, comenta o violonista mineiro, natural de Caratinga, no Vale do Rio Doce.

Da leva autoral, Thiago Delegado destaca “Sambete da Gostosura”, lúdico tributo à filha Elis, e “Entre a Horta e o Limoeiro”, feita em parceria com Vini Ribeiro em homenagem aos músicos Aloízio Horta (contrabaixo) e André Limão Queiroz (bateria). Ao lado de Christiano Caldas (teclado), a dupla forma DelegasCia, banda que acompanha Delegado há bons anos e participou da gravação do álbum.

Thiago Delegado (à frente), Aloízio Horta (à esquerda), André Limão Queiroz (com as baquetas) e Christiano Caldas (à direita) tiveram a luxuosa parceria com Roberto Menescal no disco 'Sambetes Vol.2' Foto: Niin Content/Divulgação

 “Tem também ‘Sambete da Pitinga’, composta em uma praia de Arraial d’Ajuda de mesmo nome. Foi a última música a entrar no disco. Ela tem balanço, é mais suingada e menos melódica”, conta o instrumentista. 

“Sambetes Vol.2” é mais um passo afirmativo de Thiago Delegado no campo da música instrumental autoral. Em um processo de contínua lapidação como compositor, o violonista reforça neste novo disco uma certa “necessidade de colocar seu jeito de pensar para fora”.

“A música tem que andar, o compositor tem essa necessidade. Defender a bandeira da música autoral é muito importante. Temos que ressaltar nossas influências, mas não podemos só tocar Pixinguinha e Tom Jobim para sempre”, resume Delegado. 

“Sambetes Vol.2”, o show

O show de lançamento de “Sambetes Vol.2” acontece neste domingo (27/7), às 11h, dentro da programação do “Música de Domingo”, projeto especial do Teatro Francisco Nunes (avenida Afonso Pena, 1.321 – Centro) que integra as atividades do Circuito Municipal de Cultura. O espetáculo tem entrada gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos.

O público poderá entrar pelas cinco portarias do Parque Municipal Américo Renné Giannetti: Alameda Ezequiel Dias, 300; av. Afonso Pena, 1055;  av. Afonso Pena, 1377; av. dos Andradas, 787 e rua da Bahia, 701. A classificação é livre e haverá tradução em Libras. O álbum “Sambetes Vol.2” chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira (25/7).