O rapper mineiro Renegado, filho da dona Regina, nascido e criado na favela do bairro Alto Vera Cruz, comunidade da zona Leste de Belo Horizonte, é o convidado de O TEMPO Entrevista deste sábado, 26 de julho.

O músico apresenta as mensagens que estão presentes nas 11 músicas que compõem o álbum MargeNow, seu mais recente trabalho lançado neste mês, com o início da turnê programado para agosto.

Renegado reforça, em um papo franco com o jornalista Léo Mendes, sua defesa à reparação a negros e povos originários, combate à violência policial e cobra políticas públicas eficazes em comunidades. "O playboy ainda está discutindo: por que o preto tirou a minha vaga na universidade? Irmão, você tem tudo o tempo inteiro. Aprende a dividir com o coleguinha. A gente está falando sobre isso", exemplifica o rapper.

A favela não venceu

O rapper Renegado lamenta que, apesar de avanços pontuais em políticas públicas, ainda não é possível afirmar que a "favela venceu".

Essa expressão popular celebra as conquistas e o sucesso de pessoas originárias das favelas, que superaram e estigmas sociais. "Enquanto a polícia matar crianças pretas, a favela não venceu.", ressalta.

Cancelado

Renegado rejeita qualquer receio em ser 'cancelado' por causa das pautas que defende por meio das músicas, palestras e entrevistas.

"Já fui cancelado várias vezes", responde, bem-humorado, mas ele garante que não vai deixar de falar o que pensa e o que vive, mesmo que isso possa trazer alguma dificuldade à sua carreira artística. Por outro lado, o rapper afirma que se errar, não terá medo de admitir.

De BH para o mundo

Negro, de origem periférica, Renegado é dono de uma das mais importantes carreiras do segmento no Brasil, atingindo o sucesso já nos primeiros trabalhos, recebendo o prêmio de Artista Revelação por seu disco de estreia, Do Oiapoque a Nova York (2008). A honraria foi concedida pelo Prem̂io Hutúz, a mais importante premiação do gênero no país, naquele momento.

Durante a carreira, Renegado integrou o casting de importantes gravadoras, como o selo norte-americano RCRD LBL, a brasileira Som Livre e a independente Mousik.
 
A carreira do rapper consolidou-se ao longo dos anos e seus fãs acompanharam o nascimento de diversas parcerias com grandes nomes da cena brasileira, como Elza Soares, Diogo Nogueira, Samuel Rosa, Rogério Flausino, Bebel Gilberto, Thiaguinho, Dona Onete e Anitta, com quem gravou a música Totalmente Demais, tema de abertura da novela homônima, da Rede Globo. 


O TEMPO Entrevista

O TEMPO Entrevista é um espaço para ouvir quem move negócios, ideias e decisões. O programa fez sua estreia em 12 de julho e teve como primeira convidada a ginasta olímpica Daniele Hypolito.

O segundo episódio trouxe a trajetória de sucesso do produtor de eventos Tony Valadares.

Com apresentação do jornalista Léo Mendes, o podcast convida grandes nomes do empreendedorismo, da cultura, da ciência, do esporte e do impacto social para conversas profundas e transformadoras.

Todos os sábados, às 14h, O TEMPO Entrevista abre espaço para conhecer os bastidores das trajetórias que fazem a diferença — os desafios, as escolhas, as inovações e as lições que marcaram o caminho de quem constrói, lidera e inspira.

O TEMPO Entrevista - 3º episódio

Convidado: Rapper Renegado
Dia: Sábado, 26 de julho
Horário: às 14h
Canais O TEMPO e O TEMPO LIVRE no YouTube e também no Spotify