A Fundação Municipal de Cultural (FMC) de Belo Horizonte tem uma nova presidente. A escolhida foi a gestora cultural Bárbara Mara Bof Santos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (3). Ele deve tomar posse nos próximos dias. 

Desde a saída do professor, compositor e músico Bernardo Rocha Correia em abril, que deixou a FMC para assumir como secretário-adjunto na Secretaria de Esportes e Lazer, a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, estava acumulando funções e respondia interinamente pela fundação.

Bárbara é diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura e sua experiência na área cultural é vasta, com atuação na coordenação e execução de projetos desde 1999. Ela é fundadora da Associação No Ato Cultura Educação e Meio Ambiente e idealizadora do FETO – Festival Estudantil de Teatro, onde foi coordenadora geral entre 1999 e 2017. Além de gestora cultural, Bárbara Bof é atriz e bacharel em Gestão em Comunicação Integrada. 

O ator e gestor cultural Gustavo Bones assume a vice-presidência da FMC. A nomeação de Bárbara foi celebrada pela vereadora Cida Falabella, que é bastante ligada à área cultural.