Brasileiros estão reinventando a maneira de comemorar momentos especiais. Ao invés das tradicionais reuniões em bares e restaurantes, cresce a preferência por encontros que envolvem treinos e práticas esportivas em grupo. A tendência valoriza a saúde e o bem-estar sem deixar de lado elementos clássicos das comemorações, como bolo, música e até mesmo bebidas alcoólicas.

Esses encontros acontecem em academias, estúdios especializados ou ao ar livre, com opções que vão desde musculação e bike indoor até corridas em parques e aulas de yoga. Os participantes vestem roupas apropriadas para exercícios físicos e aproveitam para incluir o clima de celebração nos treinos em grupo, seja em eventos cercados de conhecidos, seja como uma oportunidade de fazer novas amizades.

A comunicadora social Duda Oliveira está entre as frequentadoras deste tipo de ação. "Eu falo que não sou boa em nada, mas participo de tudo. Vou em aula de funcional, corrida, spinning, yoga... Cada evento é uma chance de me conhecer melhor", brincou. "A gente se conecta com pessoas diferentes e descobre o que realmente gosta. Já fui a eventos de yoga que não curti, mas fui em outro lugar e gostei. Tudo é sobre se permitir experimentar", completou.

"Essas aulas saem um pouco da nossa zona de conforto, elas saem da rotina. É legal ir para um espaço onde tem mais pessoas com o mesmo propósito que você: cada um buscando autoconhecimento ou um tempo de qualidade com alguém que gosta", afirmou a enfermeira Luiza Magalhães. "Acho muito legal porque essas aulas conjuntas abrem espaço para você viver várias coisas — sozinha ou com as pessoas do seu ciclo", acrescentou.

A popularidade desse tipo de celebração tem crescido nas redes sociais. Imagens e vídeos dos eventos esportivos são compartilhados com entusiasmo, acompanhados por elogios à criatividade e ao propósito saudável por trás da proposta. Mais do que moda, a forma de reunir amigos e familiares mostra como práticas físicas podem se integrar a momentos de celebração.

"A geração de hoje já vem com essa ideia de dormir mais cedo, beber menos, fazer mais atividade física. Esses eventos se conectam com isso: saúde, bem-estar, movimento e, ao mesmo tempo, curtir música boa, estar com amigos ou conhecer gente nova", apontou Luiza Magalhães. "Acho que é sobre saber que eu posso fazer tudo: um dia sair para comemorar com um drinque, no outro participar de uma aula que me faz bem", completou enfermeira. 

"Não acho que eventos fitness substituem festas ou bares. São propostas diferentes. Eu gosto de sair, dançar, tomar um drinque, e também gosto de treinar. Um não anula o outro", afirmou Duda Oliveira. "A chave é saber equilibrar. Se eu tenho evento fitness domingo de manhã, não vou para balada sábado à noite. É tudo uma questão de entender o lugar de cada coisa na nossa rotina", encerrou a comunicadora.

Eventos de grande porte

A proposta também já inspira eventos maiores. Neste fim de semana, nos dias 5 e 6 de julho, o DJ mineiro KVSH e a educadora física Gabriela Bahia realizam a primeira edição do HIIT & RUN Festival, na Casa Dipraia Layback, em Nova Lima. O festival reúne treinos coletivos, experiências de bem-estar e música eletrônica ao longo de dois dias de programação.

“O festival representa a união de duas potências: o treino da Gabi com o som do KVSH. A gente acredita que o bem-estar pode — e deve — ser celebrado. E é isso que vamos viver juntos nesse final de semana", declarou o artista. Já Gabriela destacou: "Esse evento é sobre corpo em movimento, saúde, energia, diversão e pertencimento. É a nossa comunidade se expandindo, ganhando força, encontrando seu espaço."