"Vou mandar para a minha mãe, já que mãe acha lindo tudo o que o filho faz", avisou Rodrigo Santoro, em tom de brincadeira, após assoprar um cano longo que dá forma a peças de cristal, numa fábrica localizada em Gramado, na Serra Gaúcha, a mesma que confecciona o Kikito de Cristal que o ator recebeu na noite de sexta-feira (15), na abertura da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado. "Parece uma abóbora", constatou.

"Para um marinheiro de primeira viagem... Esta é minha obra, pessoal", exibiu aos jornalistas e convidados, entre eles a esposa do ator, Mel Fronckowiak. Ele também acompanhou e ajudou na fabricação do troféu que o próximo homenageado receberá, em 2026. Muito curioso e atento, Santoro fez várias perguntas, desde o combustível que alimenta a fornalha até a procedência do material que compõe o cristal. 

"Esse personagem eu nunca fiz", observou, ao colocar óculos de proteção, luvas e um avental próprio para manuseio de elementos em alta temperatura. A pedido de um mestre vidreiro, ele deu autógrafo em uma camisa destinada ao filho do funcionário. "Ela está em verde e amarelo, mas é uma camisa do Flamengo. Por sinal, eu sou vascaíno", avisou o ator que interpretou o jogador mineiro Heleno nas telonas.

Pouco depois, na sala usada para entrevista coletiva, ele foi recebido por um artista que tira  som de copos de cristais com água e se mostrou encantado com a performance. "Sempre tentei lá em casa e não consegui", revelou Rodrigo Santoro.  Ao final, foi até o artista para aprender alguns truques e se divertiu com o resultado, ao tocar "Asa Branca", música conhecida na voz de Luiz Gonzaga.

Veja vídeo:

@portalotempo

FESTIVAL DE GRAMADO - Além de homenageado no Festival de Gramado de 2025, Rodrigo Santoro participou da produção do Kikito de Cristal, troféu utilizado pelo evento para congratular os artistas. "Vou mandar para a minha mãe, já que mãe acha lindo tudo o que o filho faz", brincou o ator. #Otempo #cinema #festivaldegramado #rodrigosantoro #magazine

♬ original sound - O Tempo