A multi-instrumentista, professora e compositora Cecília Barreto reúne histórias verídicas, divertidas e emocionantes de uma carreira musical iniciada ainda na infância, em seu livro Movimentos Musicais (SUÍTE), com lançamento nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2025, em três Centros Culturais de Belo Horizonte: Vila Santa Rita, Alto Vera Cruz e Venda Nova.
A obra traz crônicas que percorrem os bastidores de mais de seis décadas de atuação da artista, com passagens por palcos, escolas, universidades e projetos culturais que marcaram a cena musical da cidade.
A publicação conta com prefácio do Maestro Rogério Vieira, que acompanhou de perto a carreira da autora, e com a participação especial da cantora e atriz Beatriz Myrrha, que vai interpretar as crônicas durante os lançamentos. A edição traz ainda texto de orelha assinado por Simone Senra e Cecília Barreto, além de projeto gráfico, capa e diagramação de Alan Alves.
O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte (FMCBH), e conta com produção executiva de Simone Senra e da própria Cecília Barreto. O livro vai ser distribuído gratuitamente nos locais de lançamento.
Com tom leve e bem-humorado, o livro compartilha memórias de uma trajetória profissional que começou aos cinco anos, quando Cecília iniciou seus estudos musicais, e segue até os dias atuais.
As crônicas percorrem episódios em espaços como o Palácio das Artes, Teatro Marília, centros culturais, praças públicas, escolas e universidades, oferecendo ao leitor um panorama afetivo e inusitado da vida artística e educacional da autora.
Inspirada pela forma musical da suíte, Cecília organiza seus relatos como movimentos independentes, mas conectados por sua sensibilidade e paixão pela música.
“Com o passar dos anos, percebi a multiplicidade de portas que se abriram para mim. A cada nova oportunidade, agarrei com vontade, para tirar o melhor proveito de cada circunstância. Amo a música. Ouvir, cantar, tocar, compor e até raciocinar melodicamente foram para mim uma trajetória normal. Como sempre digo, consultei meus 'alfarrábios' memoriais e espero que gostem dos casos que consegui recordar. A pedidos, estão registrados os fatos relevantes de minha carreira para gerações futuras”, comenta Cecília Barreto.
Cecília Barreto é uma referência na música mineira. Violonista, banjoísta, compositora e produtora, desenvolveu carreira como solista em grupos eruditos e populares, tendo tocado com músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e atuado em formações de choro, MPB e jazz.
Paralelamente, dedicou-se à educação musical, lecionando violão clássico e teoria musical. Tem dois CDs autorais lançados e, vinda de uma família de escritores, nutre desde sempre o gosto pela palavra escrita. Com Movimentos Musicais (SUÍTE), estreia na literatura revelando episódios marcantes – e muitas vezes hilários – de sua caminhada.
Serviço
Lançamento do livro Movimentos Musicais (SUÍTE) de Cecília Barreto
Dia 19/08/2025 (terça-feira), às 19h
Local: Centro Cultural Vila Santa Rita – CCVSR
Endereço: Rua Ana Rafael dos Santos, 149 – Bairro Santa Rita – Barreiro – CEP 30668‐570
Dia 20/08/2025 (quarta-feira), às 14h
Local: Centro Cultural Alto Vera Cruz – CCAVC
Endereço: Rua Padre Júlio Maria, 1577 – Bairro Alto Vera Cruz – CEP 30285-360
Dia 21/08/2025 (quinta-feira), às 14h
Local: Centro Cultural Venda Nova – CCVN
Endereço: Rua José Ferreira Santos, 184 – Bairro Jardim dos Comerciários – CEP 31640‐060 – Venda Nova