Na última terça-feira (19/08), a atleta de vôlei Key Alves anunciou a chegada de sua primeira filha, que recebeu o nome de Rosamaria. No entanto, a escolha do nome da menina se tornou viral e gerou muito debate nas redes sociais.
Alguns internautas acreditam que o nome foi uma homenagem à jogadora Rosamaria Montibeller, que atua na Seleção Brasileira de vôlei. Já outros, brincaram com o fato de que o nome em questão é mais comum entre pessoas mais velhas.
“Rosamaria, 89 anos”, brincou uma internauta, “Se ela não vai até a Seleção, faz a Seleção vir até ela”, ironizou outra, relembrando o fato de que a ex-BBB nunca jogou na Seleção Brasileira. “Ainda estou desacreditada”, apontou uma terceira. Por fim, uma admiradora defendeu: “Ai, gente, deixa a mulher botar o nome que quiser”.
De acordo com a revista Crescer, o nome Rosa tem origem no latim 'rosa', que significa “flor”. Considerada uma das flores mais populares e simbólicas, a rosa está associada à beleza, ao amor e à delicadeza. Já Maria vem do hebraico, derivado de Miryam, e carrega um significado profundo, podendo ser interpretada como “senhora soberana” ou “aquela que ama”.