A apresentadora Cariúcha amanheceu nesta sexta-feira (22) como um dos nomes mais comentados na internet. Isso acontece porque a carioca de 41 anos foi flagrada aos beijos, durante a madrugada, com João Augusto Liberato, o filho de Gugu Liberato. O clima de romance entre os dois aconteceu em uma festa dada pelo filho de Faustão, João Guilherme Silva.
Quem é Cariúcha?
De uma participação polêmica no Profissão Repórter em 2009 ao posto de apresentadora do programa Fofocalizando, no SBT, a trajetória de Alessandra Mendes Firmiano, mais conhecida como Cariúcha, é marcada por autenticidade, memes e reinvenção.
Nascida em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Cariúcha ganhou visibilidade nacional ao aparecer indignada no Profissão Repórter, exibido pela Globo em 2009. Ela havia sido desclassificada do concurso “Garota da Laje” e, revoltada, soltou uma frase que viralizou na internet e é considerada meme até os dias de hoje: “Eu sou toda natural, sou bonita pra caramba!”.
A carreira na música
Em 2015, Cariúcha se lançou no funk com o nome artístico MC Cariúcha. Seu primeiro single foi “Me Chama que eu Vou”. No ano seguinte, passou a assinar apenas como Cariúcha, lançando músicas como “Tá de Cara (A Nova Diva Chegou!)” e “No Funk Ninguém Dança Mais do que as Bichas”, em homenagem à comunidade LGBTQIA+.
Em 2023, a artista voltou aos holofotes ao integrar o elenco de A Fazenda 15, reality show da Record TV. Sua participação foi curta, e a carioca foi a terceira eliminada da edição. Entretanto, a participação foi suficiente para reacender sua popularidade nas redes sociais, devido ao jeito explosivo e às frases de efeito que renderam memes e discussões online.
O carisma, inclusive, rendeu frutos. Em abril de 2024, Cariúcha foi contratada pelo SBT como apresentadora do programa vespertino Fofocalizando, ao lado de Chris Flores, Gabriel Cartolano e outros colegas. A chegada dela à atração trouxe uma energia descontraída e popular, conectando-se especialmente com o público das redes sociais.
O nome “Cariúcha”
O apelido surgiu da mistura das origens de seus pais: mãe carioca e pai gaúcho. Desde criança, familiares a chamavam de “Cariúcha”, que mais tarde se tornou sua marca artística. Em 2024, seu nome esteve no centro de uma polêmica: uma empresária de Macaé (RJ) tentou registrar a marca “Cariúcha” no INPI. No entanto, a equipe da apresentadora garantiu que já havia feito os trâmites legais para assegurar o direito de uso.