Sustentado pela ótima atuação de Renato Novaes, o filme paulista "FrutaFizz" é o grande vencedor da categoria de curtas-metragens do Festival de Cinema de Gramado. A entrega dos troféus aconteceu na noite de sexta-feira (22), no Palácio dos Festivais, na cidade da serra gaúcha. Já os ganhadores em longa-metragem serão conhecidos neste sábado.
Apesar de ter vencido na categoria de melhor ator, que deu o Kikito para Pedro Sol Victorino, por “Jacaré”, também em grande atuação, Renato Novaes é a alma do filme de Kauan Okuma Bueno, mesclando ingenuidade e humor. Na história, ele faz um entregador de mercadorias que, em viagem ao interior, tem a oportunidade de visitar a cidade de sua infância.
O prêmio de melhor direção foi para Adriana de Faria, por “Boiuna”, longa que também venceu nas categorias de atriz (Jhanyffer Santos e Naieme) e fotografia (Thiago Pelaes). “Samba Infinito” garantiu os troféus de melhor rilme, pelo júri popular, montagem (Lobo Mauro) e direção de arte para, Ananias de Caldas e Brian Thurler. O Kikito de Melhor Roteiro foi para Ítalo Rocha, por “Réquiem para Moïse”.
O Júri da Crítica, que teve a participação do crítico de cinema e redator de O TEMPO, Paulo Henrique Silva, concedeu o prêmio para o alagoano “O Mapa em que Estão Meus Pés”, de Luciano Pedro Jr. Na justificativa, os jurados destacaram o "exercício de experimentação da linguagem cinematográfica para compor um road movie poético movido pela saudade".
Confira abaixo a lista dos vencedores:
Melhor Filme: “FrutaFizz”, de Kauan Okuma Bueno
Direção: Adriana de Faria, por “Boiuna”
Ator: Pedro Sol Victorino, por “Jacaré”
Atriz: Jhanyffer Santos e Naieme, por “Boiuna”
Roteiro: Ítalo Rocha, por “Réquiem para Moïse”
Fotografia: Thiago Pelaes, por “Boiuna”
Montagem: Lobo Mauro, por “Samba Infinito”
Trilha Musical: As Musas, por "As Musas"
Direção de arte: Ananias de Caldas e Brian Thurler, por “Samba Infinito”
Desenho de som: Marcelo Freire, por “Jeguatá Xirê”
Prêmio Especial do Júri: "Aconteceu a Luz da Lua", de Crystom Afronário
Menção Honrosa: "Quando Eu For Grande", de Mano Cappu
Prêmio Júri da Crítica: “O Mapa em que Estão Meus Pés”, de Luciano Pedro Jr.
Prêmio Canal Brasil de Curtas: “Na Volta Eu Te Encontro”, de Urânia Munzanzu
Melhor Filme Júri Popular: “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli