A trajetória da cantora Angela Ro Ro é o tema da primeira temporada do podcast 'Entendidas', lançado em 20 de agosto e já disponível no Spotify. Reconhecida como uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira, Angela também se tornou referência na luta contra a homofobia ao assumir publicamente sua lesbianidade em um período de forte repressão política e social. Ouça o primeiro episódio.
Nascida no Rio de Janeiro em 1949, Angela iniciou sua carreira no final dos anos 1970 com o álbum Ângela Rô Rô, que reúne sucessos como Amor, meu grande amor e Compasso. Ao longo da carreira, destacou-se não apenas pelo talento e pela voz singular, mas também pela postura irreverente e pela resistência diante das pressões do meio artístico e da sociedade.
O podcast é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Lesbianidades (GEL/UFMG), em parceria com a Rádio Terceiro Andar. Serão quatro episódios, lançados semanalmente, que abordam diferentes aspectos da vida da artista: do carisma e bom humor à trajetória marcada por controvérsias, dificuldades pessoais e episódios de violência.
Segundo Leíner Hoki, integrante do projeto, o objetivo é contribuir para a valorização da memória sapatã. “Estamos muito felizes em apresentar não só um pouco da artista incrível que é Angela Ro Ro, mas também em refletir sobre os desafios da pesquisa sobre lesbianidades e pessoas LGBTQIA+. Estamos mostrando para o público, de uma forma diferente, um pouco do conhecimento que temos produzido dentro da universidade”, afirma.
A professora Joana Ziller, coordenadora do GEL/UFMG, reforça a importância de registrar histórias que, muitas vezes, permanecem apagadas. “A memória é um direito fundamental que é repetidamente negado às pessoas LGBTQIAPN+. O Entendidas é um esforço para registrar nossas memórias e pensar sobre artistas relevantes na cena nacional que acabam tendo suas biografias esquecidas”, explica.
Ziller lembra que nomes como Leci Brandão, Vange Leonel e Cassandra Rios ainda carecem de registros mais aprofundados, apesar de sua relevância histórica e cultural. Futuras temporadas do podcast devem abordar essas trajetórias.
A produção de Entendidas contou com captação e montagem de Frederico Pessoa, tipografia de Du Nieto, design de Mohara Villaça e música tema de Bruna Tameirão. A equipe criativa inclui Leíner Hoki, Maria Alice Carletti, Joana Ziller, Dayane do Carmo Barretos, Paula Silveira-Barbosa, Mohara Villaça e Vítor Drummond.