O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, o Faustão, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio. Segundo o último boletim médico, de 7 de agosto, a internação de Faustão ocorreu inicialmente para tratar uma infecção bacteriana aguda, que foi controlada.

Transplantes em sequência

Nesta semana, porém, Faustão foi submetido a um transplante de fígado e a um retransplante de rim — procedimentos que foram feitos em sequência, na quarta-feira (6) e na quinta (7/8).

Nas redes sociais, João Silva, filho do apresentador, agradeceu pelo carinho e oração dos fãs.

"Meu pai é um homem muito forte, que inspira a todos ao seu redor", disse João Silva, em publicação no Instagram. "A palavra neste momento é resiliência. Agradecemos a Deus por cada oportunidade de recuperação."

Leia mais: Família de Faustão vive momentos de agonia com internação do apresentador

Possíveis causas

Um retransplante é feito quando há necessidade de substituir um órgão previamente transplantado que parou de funcionar de forma irreversível. No caso do rim, isso significa que o primeiro órgão doado deixou de filtrar adequadamente o sangue.

Entre as possíveis causas para a perda de função do rim transplantado estão a rejeição do primeiro órgão recebido pelo paciente, efeito tóxico de remédios imunossupressores, e o retorno da doença de base que levou à necessidade do primeiro transplante.

Transplante de coração

Faustão passou por transplante de coração em agosto de 2023, por apresentar insuficiência cardíaca, e recebeu um novo rim meses depois, em fevereiro de 2024.

Embora os dois transplantes tenham sido bem sucedidos, o organismo do comunicador passou a rejeitar o novo rim pouco tempo após a cirurgia. Com isso, Faustão começou a fazer sessões de hemodiálise semanalmente.