“Em um processo rudimentar e intuitivo, da matriz criada pelas mãos da artista nascem objetos endereçados ao mundo”, escreve Bianca Coutinho Dias sobre o trabalho da ceramista mineira Flávia Soares. Ela prossegue: “Algo de originário sobrevive em gestos que recolhem da história o contraste de cerrado e floresta, de um tempo em que a menina Flávia brincava com argilas coloridas no quintal da casa da avó mineira”. E, então, completa: “Suas obras assumem configurações orgânicas e viscerais, abrigando a presença de uma forma que gera outra, incluindo ao mesmo tempo a delicadeza gestual, a ferocidade e a aspereza da matéria”.

Os trechos citados são parte de um texto crítico de Bianca publicado no livro “Corpo-pote”, o primeiro de Flávia, que sai de forma independente pelo O Ateliê de Cerâmica, lançado neste sábado (13/9), em Belo Horizonte. A obra reúne, além da crítica, uma conversa entre as duas mulheres e fotografias, feitas por Breno Meyer, de obras que integram a série de esculturas homônima ao volume. O projeto gráfico é assinado pela Greco Design. Na quarta capa, há ainda um texto de apresentação escrito pelo ceramista Daniel Romeiro.

A publicação se investe de uma reflexão sobre a cerâmica como linguagem artística contemporânea, e propõe diálogo com nomes como Gaston Bachelard, Jacques Lacan e Ursula K. Le Guin, evocando ainda referências femininas da cerâmica latino-americana como Celeida Tostes e Julia Isidrez.

No evento de lançamento, a artista, nascida em São Gotardo, que mantém ateliê em Contagem, na região metropolitana de BH, participa de uma conversa ao lado de Bianca Coutinho Dias, partindo, em seguida, para uma sessão de autógrafos. Já a escritora, ensaísta, pesquisadora, crítica de arte e curadora realiza, na sexta (12/9), o minicurso “Da Terra ao Barro: Cerâmica, Paisagem e Gestualidade na Arte Contemporânea”, relacionado a temas que aborda no livro.

SERVIÇO:
O quê. Lançamento do livro 'Corpo-Pote', de Flávia Soares
Quando. Neste sábado (13/9), das 10h às 13h
Onde. O Ateliê de Cerâmica (avenida Bias Fortes, 225, Lourdes)
Quanto. Livro sai a R$ 220 (a venda no evento e no site oateliedeceramica.com)

O quê. Minicurso 'Da Terra ao Barro: Cerâmica, Paisagem e Gestualidade na Arte Contemporânea', com Bianca Coutinho Dias
Quando. Nesta sexta-feira (12/9), das 19h às 21h
Onde. Onde. O Ateliê de Cerâmica (avenida Bias Fortes, 225, Lourdes)
Quanto. A partir de R$ 75 (meia). Inscrições pelo site oateliedeceramica.com