Com mais de 30 anos de carreira, Letícia Sabatella afirma que transita entre teatro, cinema e televisão de forma natural, seja explorando a atuação, o canto ou a dança - ou como ela mesmo diz, misturando todas essas linguagens artísticas. “Eu vejo as linguagens muito unidas, integradas, no meu fazer, na minha experiência”, diz a atriz e cantora mineira. “Eu acho que eu sou uma performer. E estou fazendo esse trabalho de música constante”, observa Letícia, referindo-se aos seus mais recentes trabalhos no palco, em que explora principalmente o universo musical. Entre eles, está o espetáculo “Voz & Piano”, ao lado do pianista Paulo Braga, que faz curta temporada no Teatro Feluma, em Belo Horizonte, neste fim de semana, dentro da programação da MostrArte Feluma, com entrada gratuita.
“Esse show me conecta às minhas raízes e me permite mostrar uma faceta muito verdadeira de mim, que une música, poesia e emoção”, explica Letícia, destacando que o espetáculo combina música e interpretação em uma atmosfera poética e intimista. Ela conta que a parceria com Braga transcende o palco e é fruto de uma conexão artística construída ao longo de mais de uma década. Os dois já trabalharam juntos em outros projetos, como a Caravana Tonteria, criado em 2014, que mistura música, teatro e experimentação.
No formato voz e piano, conta a atriz, a dupla encontrou uma forma mais intimista de expressão artística. “O Paulo é como uma orquestra em um só pianista. Ele cria uma verdadeira cama sonora que me dá liberdade para interpretar com teatralidade. Às vezes, durante o show, eu até saio do palco e fico só ouvindo ele tocar, porque é um concerto à parte. Cada apresentação é viva, acontece junto com o público e com nossas memórias afetivas”, exalta Letícia Sabatella.
A atriz define esse encontro como fundamental para ela. “‘Voz & Piano’ traz essa delicadeza de cantar com suavidade, no piano, explorando todas as possibilidades da minha interpretação. O piano do Paulo é majestoso e amplia esse potencial, porque ele tem uma generosidade enorme, criando harmonia para que eu possa interpretar de formas muito livres”, explica. Essa troca constante entre eles, diz Letícia, gera apresentações únicas, em que improvisações podem transformar completamente uma música. “Nada é erro, tudo é acerto, tudo é experimentação”, resume.
O repertório inclui desde canções autorais a novas versões de clássicos da música brasileira, com direito a homenagens a artistas mineiros, como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes. Letícia Sabatella conta que foram escolhidas as canções que cresceu ouvindo, em Minas. “Nós mergulhamos nessa raiz mineira que nos faz ser brasileiríssimos. Essas músicas fizeram parte da minha infância, da minha vida, e têm uma força emocional enorme. Na nossa versão, elas ganham uma expressão muito própria, porque cada releitura surge da cumplicidade que tenho com o Paulo”, afirma.
De volta à terra natal
Mineira de Belo Horizonte, Letícia Sabatella celebra o retorno à cidade, agora com o espetáculo “Voz & Piano”. Para ela, se apresentar na capital mineira tem um significado especial. “BH é minha terra natal, terra mãe, terra irmã. Tenho uma ligação profunda com a cidade e com as pessoas daqui. É sempre uma emoção enorme voltar e encontrar tantos amigos, artistas e memórias. Quero que o público sinta esse espetáculo como algo sensível, acolhedor e inspirador”, convida.
Novelas, ciclos e novos projetos
Conhecida do grande público principalmente por seus papéis na televisão, Letícia Sabatella, nos momentos de folga, acompanha de perto a teledramaturgia e revela uma conexão afetiva recente com as novelas. “Eu tenho tido a necessidade de assistir novelas como eu nunca tive antes. Passei um período longo com a minha mãe no hospital e depois na recuperação dela. O que era possível naquele momento era assistir novelas. Depois aquilo virou uma coisa de reconexão com alguma memória. A novela ocupava esse lugar de alento, de organização”, diz.
Afastada das novelas desde 2021, após o fim de “Nos Tempos do Imperador” (Globo), ela também reflete sobre a forma cíclica com que encara sua carreira. “Eu sempre fiz televisão, teatro e cinema em ciclos. Agora estou vivendo um período muito intenso no teatro e na música, e isso está sendo sustentável. Eu não sinto que esteja faltando alguma coisa, mas sei que faz parte do caminho voltar à TV. As oportunidades sempre foram muito bem-vindas e acredito que, mais cedo ou mais tarde, vou ser convocada por um personagem para voltar”, garante a atriz.
Letícia revela que algumas propostas para a televisão surgiram, mas não avançaram. “Recebi algumas possibilidades que não foram muito frutíferas, porque, ao mesmo tempo, eu estava vivendo outras coisas muito intensas e legais. É tudo uma questão de ciclo, de momento”, diz ela, que, além do show “Voz & Piano”, tem viajado o país com a peça teatral “Ilíada” - ao lado do namorado, o ator Daniel Dantas. No cinema, a atriz já participou de três filmes neste ano e pretende gravar outro até dezembro.
Serviço
Espetáculo “Letícia Sabatella e Paulo Braga - Voz & Piano”
Quando. Sábado (6/9), às 20h; domingo (7/9), 11h
Onde. Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro)
Quanto. Ingressos gratuitos pelo Sympla