Gratuito

Arte urbana de BH ganha exposição na Escola de Design da UEMG

Mostra “CAUS reúne obras de 26 artistas da capital e região metropolitana e também promove debates e workshops

Por O TEMPO
Publicado em 19 de outubro de 2021 | 05:22
 
 
 
normal

De terça-feira (19) a 6 de dezembro, o Espaço Cultural Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), na Praça da Liberdade, será o palco da exposição “CAUS” de arte urbana, que reúne obras de 25 artistas e grafiteiros mineiros, entre eles Alexandre Rato, Goma, Vivian Blaso, Rafael Boneco, Telma Martins, Mariana Marinato e Nadu Soares, além do holandês Loo.E, radicado em Minas há quase 30 anos. Serão expostas telas em tamanho de 120x80 cm com técnicas artísticas diversas, que misturam pincéis, spray e outros elementos característicos da estética presente em Belo Horizonte e na região metropolitana.

Para marcar a abertura da mostra, às 19h, a artista Dninja e o grafiteiro e muralista Gud promovem a palestra “Mestres das Ruas” às 19h, sobre suas trajetórias e a história e o processo de evolução da arte urbana. Cada artista também irá abordar seus posicionamentos e a construção da identidade diante do caos da sociedade contemporânea e nos territórios das cidades. A inscrição, gratuita, deve ser feita pelo Sympla e o evento também acontece na Escola de Design da UEMG.

Ao ressaltar a trajetória dos artistas mineiros, a “CAUS” também quer divulgar e valorizar o trabalho e a voz de artistas, geralmente emergentes e periféricos, que tiveram seus projetos afetados pela pandemia da Covid-19. Além das obras expostas, serão lançados minidocumentários etnográficos sobre a história e as influências criativas de cada artista nas intervenções nas ruas ou nas obras que vão expor durante mostra, que acontece de forma independente e colaborativa e foi idealizada pelo grafiteiro e artista visual Rodrigo Scalabrini e pelo antropólogo Rodrigo Ribeiro.

Durante a exposição, haverá rodas de conversa e debates sociais e artísticos com a presença de artistas, pesquisadores e educadores, e exibição de documentários sessões em sessões de cineclube.

Workshop

Paralelamente à exposição, a “CAUS” também promove, nesta quarta (20), às 19h, o workshop “Currículo, “Clipping e Portfólio”, ministrado pela produtora cultural Lola Peroni. O objetivo, ao abordar atividades importantes para a divulgação e publicação da marca e dos produtos dos artistas independentes, é contribuir para a profissionalização da carreira de grafiteiros e muralistas.

Programe-se

A exposição “CAUS” fica aberta até 6 de dezembro no Espaço Cultural Escola de Design da UEMG, na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita e mais detalhes e informações sobre a mostra estão no perfil da CAUS” no Instagram.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!