Artes Visuais

Artista de BH inaugura exposição em Londres

Ana Elisa Murta exibe ‘Colour Diving’ a partir desta quinta-feira; essa é a primeira vez que ela exibe suas obras no cenário internacional

Por O Tempo Entretenimento
Publicado em 03 de agosto de 2023 | 16:30
 
 
 
normal

A artista plástica belo-horizontina Ana Elisa Murta inaugura, nesta quinta-feira (3), a exposição “Colour Diving” na Sala Brasil, na Embaixada do Brasil, em Londres, na Inglaterra. Essa é a primeira vez que a artista exibe seus trabalhos no cenário internacional. 

 Com a utilização de técnicas envolvendo camadas de tintas, produtos encontrados no momento da sua criação, como folhas, esponjas, além de gestos expressivos, aplicação de texturas e cores vibrantes, as obras exploram as inspirações, sentimentos, a transformação e evolução contínua da vida.

Segundo Ana Elisa, o conceito central da exposição é a contemporaneidade em um mundo em constante mudança. “As criações refletem o universo VUCA (Vulnerable, Uncertain, Chaotic and Ambiguous) e a minha intenção é criar um diálogo ativo com o espectador, convidando-o a refletir sobre sua própria relação com a natureza, sua vida e o mundo ao redor. Não há certo ou errado, combinação de cores ou não, tudo é criado na inspiração do momento", explica.

Um dos grandes diferenciais dos trabalhos da artista é que  seus quadros não são assinados na parte da frente. Isso permite que ele seja exposto em qualquer posição, mantendo assim a obra viva, e em constante evolução, por meio de uma cocriação com a pessoa que a adquiriu. “Você já imaginou ter a possibilidade de criar uma nova obra, o tempo todo, a partir da forma que você decide colocar o quadro em sua residência ou até mesmo o escritório? Esse é o sentido da minha arte, não só demonstrar a parte técnica, inspiracional, mas também envolver e incluir as pessoas em todo este processo. 

Produção inusitada

Ana Elisa é conhecida por trabalhar com materiais naturais em suas criações artísticas. Ela utiliza colagens de folhas e elementos encontrados na natureza para compor suas obras, trazendo uma conexão especial entre arte e meio ambiente.

Valorizando a sustentabilidade, a artista produz suas próprias tintas a óleo, utilizando pó de pedras minerais, garantindo que sejam atóxicas e sustentáveis. As pedras são cuidadosamente colhidas, em Belo Horizonte, por moradores do entorno, promovendo o fomento da economia local e a valorização dos recursos naturais da região. "Ao escolher materiais sustentáveis e adotar práticas responsáveis em relação ao descarte, busco honrar a natureza e manter o ciclo da vida e da arte em equilíbrio", explica.

A exposição, que estará aberta ao público até 16 de agosto de 2023, representa um marco significativo na carreira da artista brasileira, que exibe sua arte, pela primeira vez, em um cenário internacional.

 Serviço
O quê: Exposição Colour Diving
Onde: Embaixada do Brasil em Londres - 14-16 Cockspur Street St. jame's - London SW1Y 5BL
Quando: de quinta-feira (3) a 16 de agosto, visitas de segunda a sexta, das 10 às 18 horas
Quanto: Gratuito

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!