Literatura

Artista e cozinheira lança “O Cheiro do Gosto” em BH

Obra de Luisa Macedo faz um inventário afetivo sobre a articulação entre a força feminina e resistência política e social urbana na Grande BH

Por O Tempo Entretenimento
Publicado em 10 de outubro de 2023 | 18:51
 
 
 
normal

 Pelas frestas da cidade, os quintais das mulheres insistem em reexistir. Esta é a premissa que guiou a artista e cozinheira Luisa Macedo no livro “O Cheiro do Gosto”, que também ganha versão em website (www.ocheirodogosto.com).  A obra, que ela lança nessa quarta-feira,11, no Centro Cultural Usina da Cultura, Belo Horizonte, apresenta uma pesquisa iniciada por Luisa ainda em 2020. No trabalho ela se dedica às mulheres cozinheiras que preservam seus quintais urbanos na Grande BH e fazem destes espaços locais de resistência e salvaguarda das memórias alimentares. 

Através dos relatos, fotografias e receitas, o livro “O Cheiro do Gosto” é um convite para o leitor adentrar no universo de quatro mulheres: Belinha, Lucia, Simone e Wanusa, cozinheiras que preservam toda uma cultura alimentar ancestral.

Belinha transforma o Reinado 13 de Maio, espaço fundamental para a cultura afro-mineira, situado no bairro Concórdia, em BH, em um importante território de salvaguarda material e imaterial de um patrimônio simbólico mineiro. Ali, a comida de celebração e também a cotidiana tem importância fundamental na construção da fé, dos afetos, dos vínculos sociais. Já Lucia mantém uma horta agroecológica na Ocupação Tomás Baldino, no limite entre Ribeirão das Neves e Vespasiano, onde vivem cerca de 300 famílias além da dela. Na terra, ela cultiva os saberes que aprendeu ainda criança e ensina a quem quiser aprender os segredos do manejo carinhoso da plantação. 
 
Simone protege a memória de sua família quilombola e preserva receitas de sua mãe e avó, no quintal compartilhado por todas as casas do Quilombo Souza, no bairro Santa Tereza, na região leste da capital mineira. Por lá, o cuidado com as espécies alimentares e de cura é coletivo, assim como as decisões importantes e as refeições dos dias festivos.  E Wanusa, moradora do Morro do Papagaio, também em BH, ressignifica seus quintais do passado com panelas, cumbucas e o gosto pela cozinha, enquanto luta para reconquistar uma casa com quintal, pois teve que deixar a que vivia após um desabamento.

“O livro possui um caráter mais silencioso, um convite à  imersão nesses territórios: é uma experiência de caminhar pelos quintais e saber mais desses mundos e da particularidade de cada cozinha-quintal”, explica a autora. 

O trabalho ainda se desdobra em um site. Com um caráter mais dinâmico e informativo, ele apresenta um grande mapa com conteúdos distintos e inclusivos através de áudios e vídeos, além de fotografias e textos. Esteticamente, ambos se inspiram nas antigas fichas culinárias dos anos 1980, que funcionavam como uma possibilidade popular de acesso ao mundo culinário, onde “cada pedaço continha informações, cores e imagens únicas”, destaca Luisa. 

Serviço
O quê: Lançamento do livro “O Gosto do Cheiro”, de Luisa Macedo
Quando: quarta-feira (11), de 15h30 às 17h
Onde: Centro Cultural Usina da Cultura (R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga)
Quanto: gratuito

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!