Fim de semana

Banda Pelos inaugura exposição no Muquifu para celebrar 25 anos de estrada

Neste sábado (5), quinteto também tocará as canções de 'Atlântico Corpo', álbum de inéditas lançado em novembro do ano passado

Por O Tempo Entretenimento
Publicado em 04 de agosto de 2023 | 11:27
 
 
 
normal

A trajetória de 25 anos da Pelos, uma das mais icônicas e importantes bandas do cenário independente do rock em BH, é o norte da exposição “Da Serra ao Bonfim”, que reúne um acervo de cartazes, flyers de shows, capas dos discos e imagens que retratam esse ¼ de século do grupo na estrada. A mostra ganha o espaço do Muquifu – Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos (rua Santo Antônio do Monte, 708 – Santo Antônio) neste sábado, às 14h. A entrada é gratuita.

“Da Serra ao Bonfim” faz parte das ações comemorativas dos 25 anos da Pelos, que lançou, em novembro do ano passado, o ótimo “Atlântico Corpo”, que reúne 11 faixas inéditas. O vocalista da Pelos, Robert Frank, diz que a exposição cria um documento para a cidade e conta uma história que é “muito rara” para uma banda independente. O músico e ator também celebra o fato de a exposição acontecer no Muquifu e afirma que o grupo pretende levá-la a outros espaços.

“Como o nome da exposição sugere, com essa ideia de trajeto, estamos criando um mapa que mostra pontos importantes desse percurso ao longo dos anos, com shows em vários lugares da cidade. Teremos também um mini documentário, com imagens de várias épocas da banda e uma instalação”, conta Robert Frank.

Show e debate

O Muquifu também receberá o bate-papo “Manifestações Culturais Periféricas Locais – Uma Proposta de Reflexão Sobre a Produção Artística Contemporânea nas Vilas e Favelas de Belo Horizonte”, com as presenças da doutora em história Josimeire Alves e do escritor, editor, pesquisador e realizador audiovisual Cristiano Rato.

A programação se encerra com o show da Pelos, que apresentará o repertório do álbum “Atlântico Corpo”, disco produzido pelo mineiro Léo Marques, vencedor do Grammy Latino por seu trabalho no álbum “Sim, Sim, Sim”, da banda Bala Desejo. O novo trabalho de estúdio da Pelos figura em importantes listas, ganhando destaque como obra relevante do rock brasileiro atual. Um dos primeiros singles do novo disco, a faixa “Lágrimas Brancas” ganhou um videoclipe dirigido por Gabriel Martins, roteirista e diretor do filme “Marte Um”.

A Pelos, originalmente batizada de Pelos de Cachorro, começou sua história no Aglomerado da Serra em 1999, dando os primeiros passos na cena do rock independente de BH bebendo da fonte de estilos diversos como o soul, o blues, o jazz e o funk – é tudo black music, no fim das contas.

Essa mistura sonora está derramada nos álbuns “Memorial dos Abismos” (2008), “Olho do Mundo” (2012), “Paraíso Perdido nos Bolsos” (2016), que completam a discografia da banda atualmente formada por  Robert Frank (voz, guitarra e piano), Kim Gomes (guitarra), Heberte Almeida (guitarra, violão, piano e voz), Thiago Pereira (baixo) e Pablo Campos (bateria). 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!