Segurança

BBB 24: Boninho garante que robôs não votam e revela detalhes sobre o trabalho

Segundo o diretor, equipe do BBB atua até mesmo com hackers e na deep web para garantir segurança das votações

Por Jéssica Malta e *Renato Lombardi
Publicado em 04 de janeiro de 2024 | 15:36
 
 
 
normal

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, o diretor do BBB, Boninho, garantiu que não existe a possibilidade que robôs tenham participado das votações do programa. Segundo o diretor, a equipe da Globo atua de forma intensa para impedir que o sistema de segurança seja burlado. 

“Não podemos contar como fazemos [a proteção], porque a gente daria chance de as pessoas entenderem como cuidamos [da votação]. Mas o nosso serviço de informação, o nosso trabalho, acontece inclusive da Deep Web, para você ter uma ideia de como é o cuidado. Temos até hackers trabalhando com a gente”, garantiu.

A fala veio após um questionamento sobre a mudança do sistema de votação do BBB 24. Neste ano, além dos votos pela internet, o público também poderá votar com o uso de CPF, em um esquema de voto único. O resultado final da votação será feito a partir de uma média entre os dois modelos. 

Segundo o diretor Rodrigo Dourado, a novidade é uma forma de empoderar um público que quer se sentir atuante nas decisões do programa votando apenas uma vez. “Tem um público novo entrando, um novo saindo e o voto único vai ser super importante para contemplar aqueles que querem se sentar, assistir ao programa, dar o seu voto e se sentirem empoderados participando do jogo com um voto só, com o seu CPF”, explicou. “O voto da torcida também é fundamental para nós. A gente não pode abrir mão dessa galera que é engajada, que faz os seus fandoms, que vira a noite votando. Isso tudo é parte importante do programa. Por isso decidimos seguir com as duas formas”. 

Ele ainda pontuou que não é a primeira vez que o sistema de votação do Big Brother Brasil passa por alterações. “Conforme o público vai mudando, a sociedade vai mudando, a gente precisa também ir se organizando e modernizando. A gente já teve, por exemplo, o voto por SMS. Alguém lembra o que é SMS? O voto por telefone fixo e, agora, a gente entendeu que precisava mais uma vez mexer nessa forma do público se relacionar com o programa”, disse. 

Rodrigo Dourado ressaltou também que trazer novidades é algo que faz parte da própria história do BBB. “As mudanças fazem parte do DNA do programa. Desde o começo fazemos isso. A gente dificilmente vai reagir a uma edição ou outra para atingir um público ou outro. Vamos reagir em função da nossa história. São 23 anos de conhecimento, de convivência e de conversas com esse público. Estamos sempre modificando algo de alguma forma”. 

*O jornalista viajou a convite da TV Globo

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!