A palhaçaria e o cabaré como espaço de experimentação de linguagem vêm se expandido no Brasil e em outros países, e uma iniciativa concebida para colocar em diálogo a aproximação entre esses dois universos acontecerá nesta quinta-feira (23), na Casa Circo Gamarra. O bate-papo será uma das ações de encerramento da terceira edição do Cabaré das Divinas Tetas, cuja estreia aconteceu em março deste ano.
“O objetivo desse encontro é trocarmos um pouco das experiências, dos obstáculos e das alternativas encontradas por quem está trabalhando com esse formato dos cabarés atualmente. Nós percebemos que em sua grande maioria quem tem tocado trabalhos desse tipo são mulheres, então, nós queremos pensar o que muda a partir desse protagonismo e quais são as necessidades de cada grupo”, comenta Adriana Morales, uma das idealizadoras desse projeto.
Além do bate-papo, na sexta-feira (24) e no sábado (25), serão realizadas as estreias duas apresentações que marcam o encerramento do evento. A primeira será apresentada apenas por artistas convidadas como Vanda Côrtez (BA) e outras integrantes dos grupos Cabarelas (SP), Profanas (RJ) e Caixa de Pandora (SP). Já o segundo momento vai trazer de volta ao palco as atrizes Adriana Morales, Bruna Toledo, Dagmar Bedê, Daniela Rosa e Poliana Tuchia, do Cabaré das Divinas Tetas, entre outras convidadas.
O último espetáculo também terá direção de Marquesa ChandraKant (SP), que dedica-se ao estudo do burlesco. Para Adriana, a relação maior com essa vertente vai trazer outras explorações do corpo em cena.
“Eu acho que o corpo burlesco traz um tom jocoso, distorcido e nós vamos trabalhar isso a partir do corpo feminino. No nosso corpo estão inscritas todas as nossas significações do nosso mundo interior, então, eu acho que esse recurso vai nos ajudar a fazermos novas descobertas e criações a partir do repertório que já temos”, observa Adriana.
Balanço
A artista já comemora a realização dessa terceira edição do Cabaré, que, de acordo com ela, tem sido a mais surpreendente de todas. “Nós não conseguimos mensurar o quanto estamos nos transformando e afetando as pessoas em torno. Nós temos recebido retornos incríveis. Eu trabalho com palhaçaria há mais de 25 anos, e, talvez, este novo projeto, por reunir pessoas de grupos diferentes, tem se relevado muito potente. O espetáculo se tornou um lugar de experiência. É um trabalho e ao mesmo tempo uma festa”, frisa Adriana.
Ela antecipa que já vem sendo discutida a próxima edição do Cabaré com novidades, tendo em vista a boa aceitação do projeto. “Nós estamos vendo, inclusive, a possibilidade de um espaço maior, para que possamos acolher melhor o público”, finaliza Adriana.
Agenda
O quê. Encerramento da terceira ediçaõ do Cabaré das Divinas Tetas
Quando. Bate-papo nesta quinta-feira (23), às 19h; apresentação sexta-feira (24) e sábado (25), às 21h com distribuição de senhas às 19h e início de performances às 20h
Onde. Casa Circo Gamarra (Rua Conselheiro Rocha, 1513, Vila Dias, Santa Teresa)
Quanto. Entrada gratuita