Impasse

Campanha de Popularização do Teatro e Dança segue suspensa em BH

Evento está proibido de exigir o passaporte vacinal na capital. Sindicato dos produtores aguarda retorno de liminar na Justiça Federal para retomar espetáculos

Por O Tempo
Publicado em 04 de fevereiro de 2022 | 11:25
 
 
 
normal

O Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), informou na última quinta-feira (3), que os mais de 80 espetáculos que fazem parte da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte seguem suspensos na capital mineira. Espetáculos agendados em Contagem, no entanto, acontecem sem nenhuma mudança.

A decisão de suspender as apresentações foi tomada pelo Sinparc na última terça-feira (2) por causa de uma divergência entre os protocolos sanitários da Prefeitura de Belo Horizonte – que exige apresentação do passaporte vacinal em eventos culturais – e as regras estipuladas pelo governo federal – que proíbe a exigência do documento que comprova a vacinação contra a COVID-19 em projetos financiados pela Lei Rouanet, como é o caso da Campanha.

Para poder cumprir a determinação da PBH, os representantes da categoria entraram com uma liminar na Justiça Federal, que ainda está em tramitação.

"Ainda não houve um retorno sobre o pedido da liminar solicitando o aceite do novo decreto da Prefeitura de Belo Horizonte que exige o cartão de vacinação na entrada dos teatros. Enquanto o pedido estiver tramitando, as apresentações não podem ser realizadas", explicou o Sindicato por meio de nota.

Ainda de acordo com o Sinparc, a expectativa é que os espetáculos dentro da programação possam ser re-agendados "quando possível", porém isso segue sem previsão. 

Troca ou reembolso

Ainda conforme o órgão, quem tiver adquirido ingressos nos postos fixos deverá procurar o mesmo para trocar ou pedir o reembolso. As compras realizadas pelo aplicativo ou site deverão ser encaminhadas para o e-mail atendimento@vaaoteatro.com.br solicitando o procedimento.

Já para as apresentações futuras, os ingressos podem ser adquiridos em um dos postos de venda (Shopping Cidade e Pátio Savassi), pelo aplicativo ou pelo site www.vaoateatromg.com.br.

Confira abaixo a nota completa do Sinparc:

"O Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (SINPARC) informa que ainda não houve um retorno sobre o pedido da liminar solicitando o aceite do novo decreto da Prefeitura de Belo Horizonte que exige o cartão de vacinação na entrada dos teatros. Esse pedido foi necessário, pois a 47ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança é viabilizado com recursos da Lei Rouanet que proíbe a exigência de passaporte de vacinação (Portaria SECULT/MTUR Nº44, de 5 de novembro de 2021). Enquanto o pedido estiver tramitando, as apresentações não podem ser realizadas. A Campanha foi apenas interrompida e estamos aguardando o retorno da liminar. A Campanha em Contagem continua com todos os protocolos sanitários estabelecidos na cidade e segue com as vendas. 

Quem adquiriu ingressos para os espetáculos que tiveram sessões canceladas, deve entrar em contato com o Sinparc. Se a aquisição foi realizada em um dos postos de venda (Shopping Cidade e Pátio Savassi), é necessário ir em um dos locais para solicitar reembolso. Para que adquiriu pelo aplicativo ou site, pode enviar um e-mail para atendimento@vaaoteatro.com.br."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!