A cultura do cancelamento chegou oficialmente no universo dos emojis. Internautas estão considerando o popular emoji “joinha” de ser "rude" e “hostil”.  Seja no bate-papo informal, entre amigos ou no trabalho, o uso do ícone tem incomodado os mais jovens que consideram a reação fria ou inconveniente. Assim como o uso de outras imagens. 

Em um fórum anônimo da rede social Reddit um internauta escreveu “não me sinto confortável com a reação do emoji de polegar para cima”. Logo em seguida, outros entraram na conversa para concordar e criticaram também o uso de outros emojis comuns, como o coração vermelho. 

“Para os adolescentes, o emoji de polegar para cima é usado para ser realmente passivo-agressivo”, rebateu outro usuário, no fórum.

Já no twitter usuários atribuíram o incômodo do uso alguns emojis a um comportamento “geracional”. Além disso, outros comentaram que o uso é bastante comum entre pessoas acima de 35 anos, que utilizam do artifício como sinal de aprovação e confirmação de algo.

Um usuário do Reddit considera que o “Joinha” na verdade significa “li sua mensagem e não tenho nada a acrescentar". E acrescentou dizendo que preferiria uma resposta digitada.

Em entrevista ao NY Post, a especialista em estilo de vida e etiqueta Elaine Swann explicou que aconselha os profissionais a evitarem o uso de emojis no ambiente corporativo, para evitar erros de interpretação.

“[Emojis] podem ser interpretados como desrespeitosos. Pode ser diferente de geração para geração. Em geral, as pessoas querem saber que foram ouvidas e os emojis não transmitem isso para todos.” 

Emojis cancelados

O debate sobre emojis tem repercutido nas redes sociais. Alguns internautas defendem o uso do emoji de polegar para cima. No entanto, alguns consideram o símbolo do coração o mais inapropriado. 

Uma pesquisa divulgada pela Perspectus Global identificou que a maioria das pessoas entre 16 e 29 anos acreditam ser extremamente ultrapassado o uso do polegar para cima ou emoji de coração. Assim, como outras figuras como o sinal de “ok” com a mão, a marca de seleção, por exemplo. 

Contudo, um levantamento recente da Adobe mostra que cada vez mais pessoas acreditam que o uso dos ícones facilita a comunicação e a expressão de emoções. Porém, 40% dos entrevistados não se sentem representados pelos emojis disponíveis atualmente e insistem que eles devem evoluir para melhorar o acesso a questões como inclusão, equidade e diversidade.

Veja a lista de emojis “cancelados” por internautas:

  • Afirmativo
  • coração vermelho
  • mão “ok”
  • Marca de seleção
  • Cocô
  • Cara de choro alto
  • Macaco cobrindo os olhos
  • Mãos de aplauso
  • Marca de beijo de batom
  • Cara de careta