Live

Cantor Tadeu Franco celebra aniversário nesta quarta com show virtual

Músico mineiro vai apresentar um repertório que reúne suas canções favoritas, sucessos da carreira, além de composições inéditas

Por Da Redação
Publicado em 19 de agosto de 2020 | 09:00
 
 
 
normal

O cantor e compositor mineiros Tadeu Franco completa 63 anos nesta quarta (19) e vai comemorar da maneira que mais gosta e saber fazer: cantando e tocando. A partir das 19h, o artista vai fazer um show online no seu canal do Instagram @tadeufrancooficial. O repertório reúne canções favoritas, grandes sucessos da carreira, além de músicas inéditas.
 
Nascido em Itaobim, mas criado em Teófilo Otoni, onde teve seus primeiros passos musicais, Tadeu começou a se interessar pela arte ainda menino. Luiz Gonzaga foi a primeira referência até que anos depois "descobriu" a MPB e se encantou, sobretudo, com o o trabalho de Edu Lobo.
 
Tadeu Franco permaneceu em Teófilo Otoni até 1978, quando se transferiu para Belo Horizonte. Na capital mineira estreou nos palcos cantando no “Projeto Fim de Tarde”, na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes. Viajou no "Expresso Melodia", caminhão-palco cujo show era transmitido pela Rádio Inconfidência. Nesses anos, cantou em praças públicas, circos, showmícios, festas de bairros, universidades, bares e também em grandes ginásios como o Ibirapuera, em São Paulo, e o Mineirinho, além de teatros de Belo Horizonte como Francisco Nunes, Marília, Imprensa Oficial e Palácio das Artes.
 
Sua carreira ganhou novo fôlego ao gravar com Milton Nascimento e Simone, a música "Comunhão", parceria de Bituca e Fernando Brant, incluída no disco "Anima", lançado em 1982.  Em seguida, dedica-se à produção de seu primeiro disco, “Cativante", lançado em 1984. Com produção e direção de Milton Nascimento, arranjos de Wagner Tiso e Túlio Mourão e participação de Cláudio Venturini, Márcio Montarroyos e Nivaldo Ornelas, o disco traz o primeiro sucesso do cantor, “Nós Dois”, além “Nenhum mistério” (Lô Borges, Murilo Antunes e Ronaldo Bastos), “Gente que vem de Lisboa” (Tavinho Moura e Fernando Brant) e “Se meu jardim der flor” (Zé Renato e Xico Chaves), que também se tornaram obrigatórias em seu repertório.
 
Em 1990 lança, no Brasil e na França, o CD "Alma Animal". Em 1995 é a vez do CD "Orlando", no qual grava 16 músicas consagradas pelo "Cantor das Multidões", Orlando Silva. Em 2006, retoma a linha autoral e lança “Em Nome do Amor”, com canções de sua autoria, sozinho ou em parcerias e dois anos depois lançou o projeto “Pop Roça”, com música título composta por ele, Edson Aquino e Luís Carlos Sá (da dupla Sá & Guarabyra). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tadeu Franco comemora o aniversário com show online! #tadeufrancooficial #nazamusicgroup #live #aniversário

Uma publicação compartilhada por Tadeu Franco (@tadeufrancooficial) em

 
 
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!