Entrevista

Carolina Ferraz fala sobre sua conexão na gastronomia e planos para atuar

Em passagem por Minas Gerais como madrinha do festival Fartura Dona Lucinha, a chef, atriz e apresentadora esclareceu sobre projetos que vão além da comida

Por Lorena K. Martins
Publicado em 07 de junho de 2023 | 06:30
 
 
 
normal

Quem acompanha a trajetória da atriz e apresentadora Carolina Ferraz sabe que ela gosta mesmo de cozinhar. Aos 55 anos, ela coleciona três livros publicados sobre o assunto – a trilogia “Na Cozinha com Carolina”. A culinária também permitiu que a atriz explorasse novas áreas de atuação: ao longo de sua carreira, apresentou programas de culinária na TV e produz vídeos de receitas para seu canal no YouTube. E, mesmo que o universo gastronômico esteja totalmente interligado à sua vida atualmente, a inspiração veio bem antes do trabalho na teledramaturgia. Carolina é filha de Giscelda Ferraz, mineira de Uberlândia e que tem os créditos como a responsável por tudo o que ela sabe na gastronomia.

“Cresci comendo tutu de feijão”, relembra ela em entrevista para O Tempo durante uma visita à pequena cidade de Conceição do Mato Dentro, que fica na região Central de Minas Gerais. “Tudo que eu sei na cozinha, desde o início, foi a minha mãe quem me ensinou. Foi ela que me apresentou tudo sobre receber em casa e cozinhar. Só depois que eu fui pegando o gosto, fui cozinhando e todo mundo elogiando”, relembra sobre a conexão materna, que, inclusive, foi tema de uma das edições de seu livro, como uma homenagem às receitas da mãe. 

A atriz foi convidada para ser madrinha do Festival Fartura Dona Lucinha, realizado na cidade mineira de Conceição do Mato Dentro, que reuniu um público de 7.500 pessoas nos período de 26 a 28 de maio. Na ocasião, compartilhou seus conhecimentos utilizando ingredientes dos produtores locais e fez uma das receitas de família: o bolo de milho que ela faz sempre quando sua mãe a visita, em São Paulo. “É bom para comer quentinho, quase saindo do forno mesmo, assim o queijo fica macio e derrete na boca”, disse.

Embora tenha no currículo mais de 30 produções, entre séries e novelas só na TV Globo, e semanalmente estar na telinha como uma das apresentadoras do programa “Domingo Espetacular”, da Record TV, Carolina Ferraz passou a ser reconhecida muito pela relação com a comida, e não só como atriz. Ela conta que, apesar de as suas receitas terem feito com que ela ficasse mais próximas das pessoas, ainda há quem a pare na rua pedindo para que ela volte aos folhetins – a última atuação dela foi na novela “Haja Coração”, em 2016, quando fazia par romântico com Nando Rodrigues.

“Olha, eu adoro atuar e nunca deixei de ser atriz. Todo o resto é complementar. Atuar é o meu berço e o meu ofício”, esclarece. “Eu só não quero mais fazer novela. Isso eu já superei e não tenho saudade. Eu adoro cinema, série, teatro… Daqui a pouco eu volto”, promete.

Novas frentes

Sim, ela descarta, por ora, o retorno às produções televisivas. “Eu já fiz as melhores novelas, com os melhores diretores, com elencos maravilhosos, com autores brilhantes, e tudo isso foi na época de ouro das telenovelas no Brasil. Não quero voltar para fazer algo que não seja tão incrível, sabe?”, disse ela, relembrando quando ganhou um prêmio Emmy Internacional pela novela global “O Astro”, de 2012. “Claro, eu até volto se for um personagem maravilhoso. Não digo que dessa água não beberei, só não tenho planos por agora”, pondera.

Por outro lado, há outros projetos que seguem a todo vapor, principalmente no que diz respeito ao lado empresária da artista. Está à frente da Cimples, marca de home e lifestyle que criou, em 2012, ao lado da filha Valentina Cohen, 28, focada em objetos e peças ligadas à casa, traduzidas em coleções de louças, temperos naturais e tábuas de mármore – e que, recentemente, lançou uma linha de pijamas. “Tudo que criamos é pensado para que a sua casa seja um lugar mais prazeroso”, garante. A filha mais nova, Isabel, de apenas 8 anos, parece também querer seguir os passos. “Um dia ela me disse que o sonho dela é viajar e provar todas as comidas do mundo. Olha que sonho mais legal para uma criança?”, disse.

É por isso que, para Carolina Ferraz, a gastronomia possui um valor inestimável, assegurando que a interação com a comida se modifica completamente quando somos nós mesmos a prepará-la. Apesar de ter conquistado, em 2022, o diploma de chef profissional na renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu, ela prefere compartilhar receitas práticas e rápidas com o objetivo de aproximar as pessoas da culinária. “Se antes eu já respeitava o trabalho de um chef de cozinha, hoje em dia o respeito é triplicado. Mas, quanto mais me aproximo da alta gastronomia, mais eu tenho vontade de fazer uma lasanha gostosa”, brinca. Eu amei estudar as técnicas, mas a minha cozinha é afetiva, simples e gostosa. Eu não quero assustar as pessoas, eu quero aproximá-las e dar segurança para que elas consigam fazer as receitas em casa”, acredita. 

Próxima parada

Na mala, após a passagem por Minas, Carolina levou requeijão moreno, geleia de mocotó e farofa para incrementar futuras receitas. E deixa um aviso de que seus planos ainda ultrapassam o universo gastronômico. “Tenho dois projetos que são meus. Um deles é um monólogo, que acho que vai demorar ainda uns quatro anos para ser concluído, e outro foi um que fui convidada. Estar na Record TV, mesmo apresentando, também me dá liberdade para atuar, desde que seja em São Paulo”, entrega.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!