"COMPORTAMENTO PREDATÓRIO"

Advogada de vítima de Felipe Prior foi ameaçada por fãs do ex-BBB

Maira Pinheiro falou sobre os ataques que tem recebido desde que assumiu o caso e comentou o perfil problemático do empresário

Por Mohamed Osman/ Grupo Observatório
Publicado em 19 de julho de 2023 | 16:59
 
 
 
normal

A novela judicial envolvendo Felipe Prior ganhou uma nova temporada no dia 8 de julho, quando o ex-BBB foi condenado seis anos de reclusão pelo crime de estupro. Entretanto, no capítulo desta semana, a situação ficou ainda mais crítica para o empresário depois que a advogada da vítima, Maira Pinheiro, revelou que vem recebendo ameaças desde que assumiu o caso.

A representante legal de Themis, nome fictício dado para preservar a identidade da mulher que acusa o arquiteto de violência sexual, esteve no Encontro desta quarta-feira (19) para repercutir o caso e contou que fãs de Prior e pessoas anônimas tem ameaçado a sua integridade e até a de sua filha menor de idade.

"Sempre com um ingrediente de machismo, essas coisas que atacam a minha moral apesar de eu estar no exercício da minha profissão. E desde que a gente repercutiu o relato das meninas, esse tipo de ataque passou a ser bastante frequente. Isso em abril de 2020. E depois passou a acontecer de uma forma um pouco mais orquestrada, às vezes passavam de centenas", relatou a advogada.

Como boa profissional, Maira disse que guarda todas as provas das ameaças que vem recebendo para assim poder tomar as devidas providências: "Eu sou advogada, eu documento as coisas. Eu documento as provas de violação de direitos. Eu tenho uma pasta na nuvem com centenas de coisas desse tipo para adotar medidas jurídicas cabíveis".

A convidada do programa apresentado por Patrícia Poeta compartilhou prints de algumas mensagens negativas que recebeu no Instagram: "Os ataques à versão que a vítima apresentou eram muito rasteiros, reproduziam clichês muito machistas, chamavam as mulheres de oportunistas".

Sobre a parte problemática dos fãs do ex-BBB a advogada falou: “Eles são muito virulentos. Minhas redes sociais chegavam a ter mais de 100 mensagens, todas de ataque, de ódio, me xingando com palavras machistas, me atacando no exercício da profissão. A minha imagem foi muito explorada. Mas isso faz parte do jogo né? A gente não tem medo de fanático”.

O escândalo envolvendo Felipe Prior, que é acusado por quatro mulheres de estupro e tentativa de violência sexual, só foi parar na Justiça em 2020, quando o paulistano participou do Big Brother Brasil daquele ano. Desde o fim da temporada, o assunto esfriou na imprensa e o público não tinha mais consciência do andamento das denúncias.

"Ao longo desses três anos, as pessoas achavam que ele tinha sido inocentado, que não tinha dado em nada. Ele seguiu vivendo a vida dele normalmente", explicou Maira, que chegou a ser ameaçada por telefone um ano depois de a bomba explodir. O interlocutor anônimo chegou a dizer o nome da vítima.

"Eu atendi e era um número oculto. A pessoa falou para eu sair do caso. Ele proferiu ameaças contra mim. Falou que sabia onde eu morava, onde todas as meninas moravam. E que ele poderia acabar com a minha vida, com a vida da minha cliente e com a vida da minha filha, que naquela época tinha sete anos", relatou a advogada.

O perfil psicológico de Felipe Prior

Maira Pinheiro aproveitou o espaço para falr sobre o comportamento de Felipe Prior que, segundo ela, já dava indícios de ser desrespeitoso com mulheres.

"Eu entendo que os mesmos atributos que fizeram esse cara ser cultuado, ter seis milhões de seguidores, são os mesmos atributos que fazem dele um estuprador em série. Não é nem um pouco surpreendente que aquele cara que tinha os mesmos comportamentos, tenha cometido esses crimes no passado. E é o mesmo problema social que levou as pessoas a se sentirem à vontade em tentar constranger uma mulher no exercício da profissão e que levou as pessoas a acharem razoável embarcar nessa teoria da conspiração de que quatro mulheres se juntariam para prejudicar um homem só porque ele é famoso. Na verdade, antes dele ser famoso por ser ex-BBB, ele era famoso no ambiente que ele andava por ter comportamentos predatórios contra mulheres​", explicou a advogada.

Defesa de Felipe Prior

Após a condenação em primeira instância de Felipe Prior, a equipe do empresário publicou uma nota oficial em seu perfil no Instagram, na qual a defesa destaca que "acredita integralmente" no ex-BBB, afirma que irá recorrer da decisão da Justiça e provar a "legítima e verdadeira inocência" de seu cliente. Confira abaixo o comunida na íntegra.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!