O clássico filme de Natal "Esqueceram de Mim" e sua sequência possui muitas curiosidades em seu histórico, como a participação inesperada e "forçada" de Donald Trump no segundo longa da franquia, lançado em 1992, é o que conta o diretor Chris Columbus das aventuras de Kevin (Macaulay Culkin).
Na trama, o protagonista é esquecido em casa por sua família novamente, e desta vez consegue se hospedar no famoso Plaza Hotel, em Nova York, onde dá de cara com os ladrões que o perseguiram no primeiro filme.
“Queríamos filmar no saguão. Não conseguiríamos reconstruir o Plaza em um estúdio”, explicou Columbus. Entretanto, na época, o empreendimento pertencia à Donald Trump que, além de cobrar uma taxa pela locação, o que é de praxe, fez uma exigência inusitada.
“Pagamos uma taxa [para filmar no local], mas ele também disse: ‘A única maneira de você usar o Plaza é se eu estiver no filme’. Então concordamos em colocá-lo no filme”, contou o diretor.
Chris Columbus ainda avaliou se manteria a participação de Donald Trump e decidiu que sim, quando viu que o ex-presidente do Estados Unidos, que na época era famoso por ser um grande empresário, foi aplaudido pela plateia ao aparecer na teladurante a primeira exibição do filme.
“Então eu disse ao meu editor: ‘Deixe-o no filme. É um momento para o público’. Mas ele forçou sua aparição”, finalizou o diretor.