JOSIE DOLL

Ex-Chiquitita revela trauma com primeira versão brasileira de Barbie Girl

Antes de Kelly Key, versão de sucesso da banda Aqua foi gravada por um grupo infantil com outro nome

Por Mohamed Osman/ Grupo Observatório
Publicado em 25 de julho de 2023 | 13:37
 
 
 
normal

Renata Del Bianco, que interpretou a Vivi da primeira versão de Chiquititas (1997), revelou que tem um trauma de infância com a primeira versão brasileira da música Barbie Girl, da banda dinamarquesa Aqua, que foi gravada em 1999, muito antes de Kelly Key fazer sucesso com sua versão do hit internacional.

Tudo começou examento em 1999. Naquele ano, Kelly Key ainda apresentada o programa Samba, Pagode & Cia e não tinha pretensões de se lançar como cantora. Ainda naquele período, Renata e outros atores, que foram dispensados da novelinha infanti se uniram e formaram o grupo musical As Crianças Mais Amadas do Brasil.

Gisele Frade (Bia), Paulo Nigro (Júlio), Giselle Medeiros (Dani), Beatriz Botelho (Ana), Luan Ferreira (Binho), Pollyana López (Pollyana) e Renata se reuniram para lançarem o primeiro e único CD da banda para o qual a atriz havia gravada uma versão em português de Barbie Girl. No entanto, a música entrou no disco, mas não na voz da intérprete de Vivi.

"Lembro que nós fomos num estúdio maravilhoso, da Indie Records, e gravamos lá. Só que o empresário não foi muito bacana comigo. Eu era criança, não sei de todos os detalhes, mas alguma coisa rolou nos bastidores, porque colocaram a mulher desse cara cantando todas as músicas que seriam minhas", contou a artista em entrevista ao Notícias da TV.

Para deixar a situação ainda mais embaraçosa, o sucesso da banda dinamarquesa foi rebatizado, segundo a atriz para fazer referênca ao empresário da banda infantil e sua epsosa. Ao invés de Barbie Girl, a personagem central da canção virou Josie Doll. Além disso, o famoso Ken passou a ser chamado de Paul.  E Renata, que daria voz a boneca, se juntou às outras então crianças de Chiquitias no coro de fundo.

"Nós conseguimos a licença da música [do Aqua], mas mudaram o nome para agradar a essa mulher aí", explicou a famosa, que revelou ter entrado em crise após descobrir que seria substituída na versão final da música.

"Aquilo acabou comigo, tirou 80% da autoestima que eu tinha na minha capacidade profissional. Foi por isso que eu acabei me afastando do meio artístico. Eu tenho a impressão de que passei a minha vida toda sendo explorada. Meus pais até me ajudaram no quesito de administrar a carreira com pessoas bacanas, mas eles tinham a vida deles também, não davam para ficar cuidando de mim para sempre. E eu já tinha sido desmerecida tantas vezes", confessou a atriz.

Renata del Bianco contou ainda que se viu livre do trauma quando Kelly Key lançou uma novela versão da música em 2005: "Eu achei bem sacado o que ela fez, gosto dela, me identifico. Foi ali que eu tirei o meu trauma da música. A Kelly Key me libertou". Ela finalizou contando que possui a versão original e a da cantora carioca em sua playlist, já sobre a Josie Doll ela é categórica: "Essa aí eu prefiro fingir que nunca existiu".

Confira a versão brasileira batizada de Josie Doll:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!