Gratuito e presencial

Chef Dona Carmem Virgínia fala sobre gastronomia, ancestralidade e afeto em BH

Pernambucana participa de edição especial do Conversa ao Pé do Fogão nesta quinta (31); confira programação completa do evento

Por O TEMPO
Publicado em 29 de março de 2022 | 15:22
 
 
 
normal

Culturas populares é o tema da edição especial do Conversa ao Pé do Fogão, evento - presencial e gratuito - que o Centro Cultural Usina de Cultura realiza nesta quinta (31), a partir das 19h, no galpão do grupo, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte. O acesso é livre, sujeito à lotação do espaço e a iniciativa segue os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

O Conversa ao Pé do Fogão traz atrações que dialogam com a gastronomia, a memória e a ancestralidade. Convidada para um bate-papo, a gastrônoma, pesquisadora e escritora pernambucana Dona Carmem Virgínia falará sobre sua trajetória, referências na culinária afro-brasileira e contará histórias afetivas ligadas à cozinha. No mesmo dia e local, haverá o espetáculo “Mata Rasteira”, do Grupo Caras Pintadas, de BH, e a ação formativa “Laboratório sem receita”, com a artista belo-horizontina Luisa Macedo.

Mulher negra, Dona Carmem encontrou sua missão como cozinheira dentro da religiosidade de Matriz Africana. Atualmente, ela se divide entre a carreira artística em programas de televisão e a de chef em seu próprio restaurante no Recife.

“Falar de comida é tão importante quanto fazer comida. O sorriso que as palavras causam é algo tão significativo que nos faz acreditar que a comida é, antes de qualquer coisa, um ato de amar. Seja tomando decisões ou comendo, não podemos nos esquecer que a mesa é sagrada. O Conversa ao Pé do Fogão é um convite para todos sentarem comigo ao redor de um papo que vai deixar as pessoas melhores do que quando chegaram. Será um grande momento de comida, afeto e alegria”, ela diz.

Toda a programação é realizada pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com os Centros Culturais em Rede. O Circuito Municipal de Cultura é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

Programe-se

Conversa Ao Pé do Fogão 

O quê: Bate-papo com Dona Carmem Virgínia

Quando: Nesta quinta (31), às 19h

Onde: Centro Cultural Usina de Cultura (rua Dom Cabral, 765 - Ipiranga)

Entrada: evento presencial gratuito; ingressos por ordem de chegada e espaço sujeito à lotação

Informações: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

Espetáculo Mata Rasteira

Quando: Nesta quinta (31), às 20h

Onde: Centro Cultural Usina de Cultura (rua Dom Cabral, 765 - Ipiranga)

Entrada: evento presencial gratuito; ingressos por ordem de chegada e espaço sujeito à lotação

Informações: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!