Especialistas internacionais em gastronomia elencaram cinco estabelecimentos em Belo Horizonte que merecem ser visitados. Trata-se do Birosca S2, no Santa Tereza; da Cozinha Tupis, no Mercado Novo; e do Glouton e do Pacato, ambos no Lourdes. A lista inclui ainda o Hotel Fasano, também situado no Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.  

Os cinco estabelecimentos foram adicionados, na última quarta-feira (24), ao “50 Best Discovery”. A plataforma online é um guia global, que indica cidades, vilas, restaurantes, bares e hotéis para viajantes que buscam por boas recomendações durante suas excursões pelo mundo.

Cerca de 600 novos locais foram adicionados à plataforma recentemente, segundo comunicado do “50 Best Discovery” enviado ao jornal O TEMPO. Com o acréscimo, o site engloba agora mais de 3.200 estabelecimentos pelo mundo.  

O “50 Best Discovery” faz parte do “The World’s 50 Best Restaurants” (50 melhores restaurantes do mundo, em tradução literal), lista elaborada pela revista britânica “Restaurant”. Anualmente, desde 2002, a publicação elege os 50 melhores restaurantes em todo o planeta.

A última edição do “The World’s 50 Best Restaurants” aconteceu em 2023, e apenas um restaurante brasileiro – A Casa do Porco, em São Paulo – apareceu na edição. Participam da escolha dos 50 melhores restaurantes mais de 1.000 especialistas, dentre os quais chefs, críticos gastronômicos e donos de restaurantes que viajam pelo mundo.

Reconhecimento

Para Caio Soter, chef e  um dos sócios-proprietários do Pacato, figurar na lista é interessante, pois mostra que o restaurante “está no caminho certo” alinhado com a proposta da casa. “O Pacato existe para levar comida mineira para o mundo e para o maior número de pessoas possível. Então, quando recebemos uma premiação internacional como essa, a gente consegue cumprir nosso propósito”, avalia. 

“Quanto um turista vier a Belo Horizonte e consultar o ‘50 Best’, o Pacato estará entre as indicações para ele conhecer. O Pacato é o único restaurante que só trabalha com ingredientes mineiros, sem frutos-do-mar. Então, é muito relevante estar em uma como essa, pois nossa proposta é difícil de ser mantida. Para o cliente, é muto mais fácil ter um prato com camarão ou arraia, e apanhamos muito por insistir apenas insumos mineiros”, destaca.

Chef e proprietária do Birosca S2, Bruna Martins disse que ficou “muito feliz e honrada” por fazer parte dessa lista. “Estar lá [no levantamento] significa que você tem um bom trabalho e é relevante. É muito especial estar nesta lista, não sendo um restaurante de uma cidade extremamente turística, pensando em São Paulo, Rio e Salvador”, evidencia.

“Vi muito mais inclusão de cidades e estados menos globais e turísticas, e isso tem um gostinho de vitória. Parece que fui descoberta, estou muito feliz, por sentir que enfim meu trabalho foi visto não só pelos belo-horizontinos, mas também por pessoas de outros países. Minha comida amadureceu a ponto de eu estar merecendo esse espaço”, diz.

Confira, em ordem alfabética, os restaurantes listados pela plataforma e os trechos de suas respectivas justificativas:

Birosca S2

Endereço: rua Silvianópolis, 483, Santa Tereza 

Funcionamento no Carnaval: Fechado de sexta (10) a segunda-feira (12). A casa volta a funcionar normalmente na terça (13).

Quanto à comida, é uma mistura vibrante de tradições e ingredientes brasileiros com influências europeias que aparecem em petiscos de croquetes de mortadela e pistache ou no prato principal de lasanha de cordeiro e requeijão. Mas não se atreva a perder os pratos de compartilhamento espetaculares do Birosca, incluindo sua torta de camarão com abóbora e cream cheese brasileiro com catupiry”

Cozinha Tupis

Endereço: avenida Olegário Maciel, 742, centro

A Cozinha Tupis é uma das melhores [da nova remodelação do Mercado Novo], inaugurada em parceria com a cervejaria local Cervejaria Viela e comandada pelo chef Henrique Gilberto. [...] Geralmente há um ensopado untuoso cozido lentamente ao lado de alguns cortes pouco usados, como orelhas de porco e pés.

Fasano

Endereço: rua São Paulo, 2.320, Lourdes

Funcionamento no Carnaval: O hotel funcionará normalmente ao longo dos quatro dias de Carnaval.

Gero [...] é um destino movimentado pela culinária italiana e ingredientes de origem brasileira. Além disso, Baretto prepara coquetéis artesanais ao som de jazz ao vivo para um público fiel das elites desta cidade mineira.

Glouton

Endereço: rua Bárbara Heliodora 59, Lourdes 

Funcionamento no Carnaval: O restaurante funcionará normalmente ao longo dos quatro dias do Carnaval

Paredes de tijolos expostos, um jardim adorável e um ambiente descontraído o aguardam, com estampas tropicais adicionando um toque vibrante. As culturas alimentares africanas, portuguesas e indígenas confundem os limites culinários aqui. Os sucessos do menu degustação sazonal incluem queijo canastra com mel e leitão com farofa crocante, maçã e cachaça.

 

Pacato

Endereço: rua Rio de Janeiro, 2,735, Lourdes

Funcionamento no Carnaval: O restaurante funcionará na sexta-feira (9), ficará fechado de sábado (10) a terça (13) e volta a abrir as portas na quarta (14), quando funcionará normalmente.

Você encontrará Pacato longe da agitação da cidade, escondido em uma rua residencial. O visual é moderno, mas aconchegante, com piso de madeira polida no interior e no terraço, ao lado de grandes janelas e plantas verdes exuberantes. [...] Os pratos podem incluir ostra de frango com molho de laranja, gel de jiló e patê de fígado, ou Wellington de porco com purê de abóbora, quiabo torrado e molho de porco.

 

Com Lorena Martins