Cinema

Cineasta Helvécio Marins Jr. ganha retrospectiva no Cine Santa Tereza

Programação gratuita acontece nesta terça (18) e quarta (19), e conta com uma coletânea de curtas e longa-metragens do diretor belo-horizontino

Por O Tempo Entretenimento
Publicado em 17 de abril de 2023 | 16:01
 
 
 
normal

O premiado diretor Helvécio Marins Jr. será tema de uma mostra gratuita que ganha exibição nesta terça (12) e quarta (13), no Cine Santa Tereza, no bairro de mesmo nome, na Região Leste da cidade.

Batizada de "Retrospectiva Helvécio Marins Jr", a seleção fará um passeio pela obra do mineiro, exibindo alguns dos curtas-metragens que marcam o início de sua carreira, além do seu último longa-metragem, "Querência" (2020), em uma sessão comentada com a presença do cineasta.

Na abertura da programação, o público terá a chance de conferir alguns dos curtas que marcaram o início da carreira de Helvécio, como “2 Homens” (2001), “Alma Nua” (2003), “Nascente” (2005), “Trecho” (2006), “Primeiros rascunhos sob Gilberto Antunes” (2003), e “Nem Marcha Nem Chouta” (2009).  A sessão incluirá ainda o filme "Fernando que ganhou um Pássaro do Mar" (2013), coprodução Portugal/Brasil dirigida por Helvécio ao lado do cineasta Felipe Bragança.

Já na quarta-feira, a agenda conta com “Querência” (2020), segundo longa-metragem de Helvécio Marins Jr. que foi lançado mundialmente no 69º Festival de Berlim, em 2019.

Ganhador do prêmio de Melhor Filme no 20º Festival de Jeonju, na Coréia do Sul, o filme mostra a trajetória de um morador do sertão mineiro que ama a vida no campo e trabalha como vaqueiro, mas que tem o sonho de se tornar narrador de rodeios profissional. No fim da apresentação haverá um bate-papo com o realizador.

A programação completa da retrospectiva pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.

Mini-biografia

O belo-horizontino Helvécio Marins Jr. é uma das grandes revelações do cinema mineiro. Reconhecido mundialmente por seus filmes, ele já recebeu mais de 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, incluindo Veneza, Havana, Nantes, Barcelona, Jeonju, Mar del Plata e Brasília.

Seus trabalhos foram selecionados para importantes eventos de cinema, como Toronto, Veneza, Berlim, Locarno, San Sebastian, Roterdã, IDFA, Sundance, Centre Georges Pompidou e MoMA NY.

Em 2012, a Lume lançou no Brasil uma coletânea de seus curtas-metragens, mesmo ano em que uma retrospectiva de sua obra foi exibida no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde, em Portugal, além da Cinemateca Alemã em setembro de 2014. Em reconhecimento à relevância de sua obra, Helvécio Marins Jr. foi agraciado em 2014 pelo governo alemão através da DAAD/Berlim com um prêmio.

Serviço

O quê: Retrospectiva Helvécio Marins Jr.

Onde: No Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias – Santa Tereza)

Quando: Nesta terça (18) e quarta (19), sempre a partir das 19h

Quanto: Ingressos são gratuitos e podem ser retirados na plataforma Sympla ou nas bilheterias do cinema, 30 minutos antes de cada sessão

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!