Online e gratuito

Começa nesta quinta-feira a 1ª Mostra e Seminário A Arte da Coreografia

A abertura, nesta quinta, vai reunir três expoentes que são referência e inspiração para bailarinos do mundo todo: Rodrigo Pederneiras, Mário Nascimento e Rui Moreira

Por Da Redação
Publicado em 17 de junho de 2021 | 13:09
 
 
 
normal

Começa nesta quinta-feira a 1ª Mostra e Seminário A Arte da Coreografia, encontro que vai reunir nomes nacionais e internacionais da dança contemporânea até o próximo dia 20. O evento programa palestras e bate-papos e exibe espetáculos - tudo online e gratuito. A abertura, nesta quinta, vai reunir três expoentes que são referência e inspiração para bailarinos do mundo todo: Rodrigo Pederneiras, Mário Nascimento e Rui Moreira. A transmissão será feita pelo canal do YouTube do Núcleo de Criação Rosa Antuña.

Realizadora da mostra, a coreógrafa e bailarina Rosa Antuña salienta que a iniciativa proporcionará o contato do público com artistas de diversas partes do Brasil e do mundo, já que haverá convidados de Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e da Alemanha. O objetivo é provocar reflexões sobre o processo coreográfico e os caminhos da dança no Brasil, inclusive problematizando a questão da coreografia nas telas, no modo remoto que passou a ser vigente em função da pandemia. O público alvo é, claro, a comunidade da dança contemporânea e afins, ou seja: estudantes, profissionais, professores, coreógrafos, bailarinos, pesquisadores e amantes da dança. 

“No Brasil, quem quer ser coreógrafo, acaba sendo um autodidata. Por isso é importante promover um seminário com este tema. A importância de se debater sobre coreografia é possibilitar encontros entre artistas que têm no seu labor a arte de coreografar”, diz  Rosa Antuña. “As conversas e trocas entre essas pessoas serão muito enriquecedoras. Poder ouvi-las conversando, falando sobre seus processos, dificuldades, descobertas, é algo que certamente terá muito a acrescentar. Afinal, todos os convidados já estão nesta profissão há muitos anos, têm muita experiência no assunto”, assegura.

O encontro
A curadoria buscou convidar coreógrafos com carreiras contínuas e consistentes, artistas reconhecidos pelos pares e pela crítica, sem deixar de lado os mais jovens, ainda não tão conhecidos, mas que possuem relevância na área. Assim, a mostra reúne nomes como o dos coreógrafos Sônia Mota, Esther Weitzmann e Sandro Borelli, que têm uma trajetória consolidada, e o de criadores mais jovens mas já reconhecidos, Luciana Paludo, Wagner Moreira  e Alex Soares.

O seminário será conduzido em quatro dias, com um bate-papo no primeiro; exibição de espetáculo seguida de uma palestra no segundo; e, no sábado e domingo, exibição de espetáculo, palestra e bate-papo. As conversas sempre serão feitas com três coreógrafos(as) mediadas por Rosa Antuña. 

Em tempo: o festival foi feito com recursos da Lei Aldir Blanc- MG. 

Programação:

A transmissão será feita pelo canal do YouTube do Núcleo de Criação Rosa Antuña.

Nesta quinta, 17
20h - Bate-papo:  Abertura: Mario Nascimento, Rui Moreira, Rodrigo Pederneiras

Sexta, 18
19h - Espetáculo O Homem Invisível - Mario Nascimento
20h - Palestra: Lakka
 

Sábado, 19
17h - Espetáculo Dança de Brinquedo- CIA MN (Rosa Antuña)
18h - Palestra “Coreografar é Relacionar” Nicole Blach
19h- Bate-papo: Alex Soares, Wagner Moreira e Luciana Paludo

Domingo, 20
17h - Espetáculo "Copyleft' - Jorge Garcia
18h - Palestra: Carla Normagna
19h - Bate-papo: Sandro Borelli, Sônia Mota e Esther Weitzmann

Serviço:
1ª Mostra e Seminário A Arte da Coreografia,

Quando:  Abertura nesta quinta, às 20h, com  Rodrigo Pederneiras, Mário Nascimento e Rui Moreira. Bate-papos, palestras e espetáculos até 20 de junho.

Onde acompanhar:  YouTube - canal Núcleo de Criação Rosa Antuña

https://www.youtube.com/channel/UC_5fABUg0N7dpoZw1gOw0zA
 

Redes sociais

Instagram: @arte_da_coreografia

Facebook: @artedacoreografia

 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!