De volta

Conheça os personagens da novela No Rancho Fundo que estiveram em Mar do Sertão

Ideia não é criar uma continuação do folhetim de 2022, mas fazer um crossover, ou seja, inserir personagens da trama anterior na nova história

Por Laura Maria*. Enviada especial ao Rio de Janeiro
Publicado em 15 de abril de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

"No Rancho Fundo", nova novela das seis que estreia nesta segunda-feira (15), terá alguns personagens de "Mar do Sertão" (2022). Escrita por Mário Teixeira, com direção artística de Allan Fiterman, a nova novela se passa no sertão nordestino, assim como o folhetim "Mar do Sertão", também escrita por Teixeira. A ideia do autor, no entanto, não é fazer uma continuação da trama anterior, mas construir uma nova narrativa com rostos já conhecidos.

Dentre essas personagens, está a vilã Deodora, vivida por Deborah Bloch. Na nova trama, a fazendeira sai da cadeia depois de ter matado o filho acidentalmente e tenta uma nova vida em Lapão da Beirada, cidade fictícia de "No Rancho Fundo", onde abre o Cabaré Voltagem. “É como se eu tivesse fazendo a segunda temporada dessa personagem. Ao mesmo tempo, há um desafio de: ‘como você vai fazer a mesma personagem de uma maneira nova de forma que não seja uma repetição nem para você nem para quem tá vendo?’. Então, acho que o Mário escreveu uma trajetória nova para a Deodora”, avalia Débora.

Outra figura que cumpriu pena e agora busca uma vida nova é Vespertino (Thardelly Lima). Apesar de ter saído da cadeia, ele não se tornou uma pessoa melhor e agora trabalha com Deodora em busca de mulheres jovens que almejam a fama repentina. Para o ator, os dez anos vividos pelo seu personagem na cadeia serviram de reflexão. “Eu estou visualizando o Vespertino como uma cebola, que a gente vai descascando. Tornar esse personagem interessante novamente para o público foi o nosso primeiro desafio. Por isso, estou tentando trazer novas camadas, agora, com um humor mais rebuscado”, diz Lima.

Sabá Bodó é outro personagem que aparecerá de novo. Interpretado por Welder Rodrigues, ele também deixou a prisão recentemente e busca se reerguer na política, se elegendo prefeito de Lapão da Beirada, mas de olho no cargo de governador. Na nova trama, também há outros rostos conhecidos de "Mar de Sertão", como Nivalda (Titina Medeiros), que pretende ficar rica a qualquer custo em Lapão da Beirada; Padre Zezo (Nanego Lira), que agora comanda uma paróquia maior e será confidente de Zefa Leonel; Floro Borromeu (Leandro Daniel), delegado de Lapão da Beirada; e Quintilha, interpretada por Ju Colombo, proprietária do Grande Hotel São Petersburgo que deixou Canta Pedra por conta de um coração partido.

Mesma estratégia de outras novelas

Resgatar personagens de teledramaturgias anteriores não é algo exatamente novo. A trama mais recente que usou do recurso foi "Travessia" (2022), novela de Glória Perez, que buscou Stênio (Alexandre Nero), Heloísa (Giovanna Antonelli) e Creusa (Luci Pereira) de "Salve Jorge", também escrita por Glória.

Outras novelas como “Deus nos Acuda”, “Porto dos Milagres” e “Senhora do Destino” também já recorreram à estratégia. A ideia da emissora com isso é resgatar personagens populares de tramas anteriores para fazer com que a nova produção seja mais atrativa ao público. 

*A repórter viajou a convite da TV Globo

 
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!