Dicas de quarentena

#CulturaEmCasa apresentará versão online inédita de 'Contos Negreiros do Brasil'

Os atores interpretam todos os personagens contidos no livro de Marcelino Freire, montagem também homenageia personagens negros que fizeram história

Por Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2020 | 15:58
 
 
normal

Neste domingo (27), às 21h, a plataforma #CulturaEmCasa recebe a versão online do espetáculo "Contos Negreiros do Brasil" de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert. O ator, diretor, dramaturgo, cientista social e filósofo Rodrigo França encabeça a encenação realizada ao vivo com participação dos atores Aline Borges, Marcelo Dias, Milton Filho e Valéria Monã. 

Realizado pela Diverso Cultura e Desenvolvimento em parceria com a Caboclas Produções, o espetáculo "Contos Negreiros do Brasil" estreou em 2017 no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, e desde então coleciona mais de 60 mil espectadores em diversas apresentações pelo Brasil, incluindo uma recente apresentação em Cabo Verde (África). O público presentifica índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias.

A carne negra é constantemente exposta em suas dimensões e experiências reais, sociais e culturais. "Contos Negreiros do Brasil" é um espetáculo documentário sobre a condição real e atual da negra e do negro no Brasil; seja o jovem estudante, o gay negro, a negra hipersexualizada pela sociedade, o menor infrator, a prostituta ou a idosa.

Os personagens veem as cenas por meio de estatísticas apresentadas pelo ator, sociólogo e filósofo Rodrigo França, com dados atuais que são expostos para o público. Os atores Aline Borges, Marcelo Dias, Milton Filho e Valéria Monã interpretam personagens contidos nos 12 contos do livro "Contos Negreiros" (Prêmio Jabuti - 2006), de Marcelino Freire. A direção é de Fernando Philbert e a direção musical é feita pela Maíra Freitas. As músicas do espetáculo são cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana.

Para os envolvidos na empreitada, o país de "Contos Negreiros do Brasil" é a demonstração de uma parte dos Brasis existentes. Encená-lo é, pois, necessário, no sentido em que quebrar a ideologia da "democracia racial" fará o público refletir. "Contos Negreiros" também faz uma grande homenagem aos personagens negros que fizeram história, mas que foram esquecidos ou embranquecidos, como: Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, Virgínia Bicudo e Lima Barreto.

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: 40 minutos
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!