Filme

Documentário reforça relação de Oscar Niemeyer com a Pampulha

Curta 'Casa Adentro - Painel Oscar Niemeyer' ganha estreia virtual nesta terça (28), e destaca a relevância da região para a obra do maior arquiteto modernista brasileiro

Por Alex Ferreira | @alexnycman
Publicado em 28 de junho de 2022 | 06:00
 
 
 
normal

"A Pampulha foi o início de Brasília". Esta frase, que sublinha perfeitamente a relação que Oscar Niemeyer (1907-2012) tinha com Belo Horizonte – e mais precisamente com o conjunto arquitetônico da orla da lagoa –, serviu de inspiração para o minidocumentário “Casa Adentro - Painel Oscar Niemeyer”, que ganha estreia gratuita e em formato virtual nesta terça-feira (28), diretamente no site e no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

Partindo da criação do "Painel Oscar Niemeyer", feito à mão pelo próprio arquiteto em 2003, o filme reconstrói um pouco do vínculo que o maior ícone da arquitetura moderna brasileira tinha com a Pampulha – região que serviu de marco inicial para o desabrochar de sua carreira e reconhecimento mundial.

"É um trabalho que demonstra o apreço que o arquiteto tinha pela Pampulha e pela Casa do Baile – ambas obras significativas em sua carreira, e que se tornaram símbolos da força arquitetônica do modernismo, sendo, inclusive, reconhecidas como patrimônio mundial pela Unesco", explica o coordenador do Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design da Casa do Baile, Cássio Campos.

Com direção de Fred Tonucci, a ideia do curta-metragem nasceu de uma pesquisa que se desenvolveu ao longo de um ano – e todo o processo de produção – desde a elaboração do roteiro, gravação, edição e finalização – levou cerca de seis meses para ficar pronto.

"Tudo aconteceu dentro do contexto das comemorações dos 80 anos da edificação da Casa do Baile e dos 20 anos de seu uso como espaço museal", diz Campos.

O filme é costurado por depoimentos de profissionais que acompanharam a elaboração do painel, como os arquitetos Flávio Carsalade e Jair Valera. Mas o ponto alto do vídeo fica com a revelação de detalhes novos sobre a criação do quadro.

"A obra apresenta alguns pontos interessantes que surgiram do processo de pesquisa, sobretudo sobre o contexto de sua confecção e os diferentes elementos iconográficos que o compõem", adianta Cássio.

Para ele, o minidoc serve como o veículo perfeito para mostrar ao público a técnica usada por Niemeyer para criar o painel com croquis da Pampulha e de Brasília.

"Esse desenho nasceu em um importante período da história da Casa do Baile, após o espaço ter sido completamente restaurado e receber sua nova vocação. É uma obra que contém o traço do próprio Niemeyer – e talvez seja o único exemplar do tipo em todo o mundo", enfatiza.

Segundo Campos, o painel é uma obra marcante justamente por enaltece a força da arquitetura da cidade.

"Ele é muito simbólico, pois é um exemplar único do traço desse genial arquiteto voltando para a sua própria arquitetura. O contexto em que ele é confeccionado é muito importante também, já que mostra o compromisso da cidade em proteger, valorizar e comunicar esse importante patrimônio", finaliza.

Serviço

O quê: Lançamento do minidocumentário "Casa Adentro - Painel Oscar Niemeyer"

Quando: Nesta terça-feira (28)

Onde: No site e no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura

Quanto: Gratuito

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!