Em 2014, dois educadores que já atuavam no ambiente das escolas há um bom tempo resolveram ampliar seu campo de ação com as crianças por meio da formação de um duo (BPC) e da criação um show que somasse conhecimento à diversão. Nascia, ali, o espetáculo "Beatles para Crianças", que já rendeu dois discos, sendo o mais recente, "Beatles Para Crianças 2 - A Bagunça Continua", de 2018. Claro, com o advento da pandemia, a iniciativa teve sua carreira presencial por ora colocada no estaleiro. A possiblidade de transportar o conteúdo para o universo online, porém, permitiu à dupla que seguisse sua trajetória de encantar por meio da música. Neste Dia dos Pais, pois, Fabio Freire e Gabriel Manetti vão dar sua contribuição para que a tarde do domingo seja ainda mais prazerosa para pais e filhos. Desta vez, a transmissão (com intérprete de libras) integra o projeto Diversão em Cena Online, e começa às 16h. Não bastassem músicas e histórias, a live vai propor a confecção de instrumentos e o sorteio de um violão infantil. A iniciativa poderá ser acompanhada no Instagram e Facebook do Diversão em Cena (
@diversaoemcena) e no Youtube da Fundação ArcelorMittal.
"Vamos mostrar o repertório do nosso show 2, que tem muitas músicas incríveis dos Beatles, como "Ob-La-Di-Ob-La-Da" ou "She Loves You". Beatles tem um repertório que é gigantesco, todas as músicas são clássícos. Mas claro que a gente vai cantar 'Yellow Submarine', 'Drive My Car', 'Love me Do'...", conta Fabio Freire. Ele narra que, sem dúvida alguma, a música dos Fab Four que mais faz sucesso com a criançada é "Yellow Submarine".
"Mas, veja, a gente trabalha sempre com as músicas em função do nosso espetáculo", esclarece. "Então, na verdade, o que acontece é que a gente consegue cativar não só pelas músicas, mas também pelas histórias que conta e pela interação com a garotada. Músicas como 'Ob-La-Di-Ob-La-Da', 'Help', 'Lucy in the Sky With Diamonds', 'Help for my Friend' fazem muito sucesso também porque têm histórias incríveis que são repassadas junto a elas. No final das contas, o público adora todas, mesmo porque, Beatles é um repertório muito bacana que a criançada adora", afiança.
Uma coisa curiosa que a dupla acabou descobrindo em meio a essa quarentena, com as apresentações remotas, é que muitas crianças tinham a certeza de que os dois estavam conseguindo vê-las de casa. "Certeza absoluta de que a gente conseguia enxergar o que elas estavam fazendo. Percebemos isso através das mensagens que chegavam e dos vídeos que os pais estavam fazendo", diz Fabio. Com essa boa surpresa, a dupla resolveu fazer algumas adaptações nas apresentações, "até para contemplar essa verdade das crianças". "Assim, durante o show, a gente fala coisas do tipo: 'Galera, a gente está escutando vocês', ou seja,
corrobora com essa 'verdade' das crianças, que é muito legal".
Uma parte do extrato educativo que chama a atenção diz respeito aos instrumentos usados pelos dois. "Como disse, tanto eu quanto Gabriel somos educadores, a gente vem das escolas, eu, na parte de música, ele, na de teatro, Então, a gente tem muito essa prática de fazer um show que proporcione conhecimento, que consiga ampliar o univero das crianças, e os instrumentos diferentes entram nessa situação. A ideia é que eles conheçam novos, então, a gente usa o ukulelê, que é instrumento que está na moda, super bem falado, mas também washboard, banjo, bandolim, viola, kazoo... A dupla tem esse DNA de levar conhecimento, além da diversão", conclui.