A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) publicou na última sexta-feira (2), o edital “Risadaria – Premiação Pessoa Física”, voltado a projetos na área das artes cênicas, contemplando propostas como esquete, cena de humor e comédia stand-up. Ao todo serão destinados R$ 210 mil em prêmios, e as inscrições podem ser feitas até o dia 31, na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult.
A proposta é valorizar expressões artísticas que são desenvolvidas por meio do humor e da comédia e que contribuam para o crescimento e o fortalecimento da identidade, da imagem desse gênero no estado. Serão distribuídos 60 prêmios no valor de R$ 3.500, provenientes de recursos diretos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), e os projetos inscritos devem ser desenvolvidos em formato de vídeo.
De acordo com o secretário Leônidas Oliveira, a publicação de um edital específico para projetos em linguagem cômica evidencia a diversidade da produção artística em Minas Gerais. “É muito importante estimular esse gênero artístico que, de tão tradicional, foi se atualizando e encontrando novas formas de fazer as pessoas rirem”, comenta.
Inscrições
O prazo para inscrições, como dito, vai até as 23h59 31 de outubro. Os interessados em inscrever projetos no Edital Risadaria – Premiação Pessoa Física devem efetuar um primeiro cadastro na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Após essa primeira etapa, os proponentes devem cumprir os processos específicos de cadastramento. Os documentos relativos ao Edital podem ser acessados AQUI.
Serão contemplados os projetos de vídeo autoral inédito que contenham manifestação artístico-cultural individual do proponente e que estarão disponíveis para acesso do público de forma gratuita em ambiente virtual. As propostas devem ter entre 5 e 20 minutos de duração, e a gravação da apresentação ou esquete deve ser posição horizontal, com resolução de 1280x720 para vídeos com proporção 16:9, ou 640x480 para vídeos com proporção 4:3, sem barras horizontais nem verticais.
O proponente deverá disponibilizar o vídeo com acesso gratuito, em perfil próprio e público de rede social, como YouTube, Vimeo e similares ou em ambiente virtual próprio, como site pessoal. O projeto deverá estar acessível no link original utilizado para publicação, durante todo o período de execução do projeto e, por pelo menos, seis meses após a prestação de contas. Menores também podem participar do Edital Risadaria, desde que autorizados pelos pais nos termos vigentes da legislação.