MISCIGENAÇÃO RACIAL

Emicida faz um desabafo sobre o racismo no programa 'Altas Horas'

Você sabe que o táxi não para, mas a viatura para. Esse é um problema urgente, diz o rapper sobre a hipocrisia reinante a respeito do preconceito

Por GUILHERME ÁVILA
Publicado em 21 de setembro de 2015 | 11:09
 
 
 
normal

O rapper Emicida fez um desabafo sobre a hipocrisia reinante e o preconceito velado que existe no ‪Brasil na noite deste domingo (20) durante o programa "Altas Horas", da Globo. Ao interromper a fala do ator Marcos Caruso, que exaltava a miscigenação racial brasileira enquanto uma moça negra relatava um atentado racista que sofreu, o músico afirmou que nosso país tem uma 'dívida' com a diversidade racial, mais do que uma 'vocação'.
 
"O país aplaude a miscigenação quando ela clareia, mas quando escurece, condena. Essa ideia de democracia racial que defente de o Brasil foi construído como um paraíso das três raças não é verdade quando você tem a pele escura. Você sabe que o táxi não para pra você, mas a viatura para. Esse é um problema urgente do Brasil", disse o músico.
 
Com propriedade, o rapper defende que o preconceito racial seja um tema sempre debatido e exposto, para ser combatido. "O Brasil tem uma negação desse tema, acreditando, de uma forma ignorante, que o silêncio é que vai combater o racismo quando o que vai combatê-lo é o exato oposto. O racismo está presente em nossas vidas muito cedo, somos chamados de macaco desde o momento em que entramos na escola", relata Emicida, que foi aplaudido de pé.
 

Assista ao desabafo de Emicida no 'Altas Horas':

Com propriedade, #Emicida fala sobre a hipocrisia reinante, o #racismo velado no #Brasil #AltasHoras #TVGlobo (20/09)

Posted by Posso Contar Contigo? on Sábado, 19 de setembro de 2015

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!