Saúde

Entenda o que é vasculite, doença que afetou Ashton Kutcher

Ator disse que chegou a perder a visão e a audição e que não conseguiu andar por causa da enfermidade

Por O TEMPO
Publicado em 10 de agosto de 2022 | 13:37
 
 
 
normal

Nos últimos dias, o ator Ashton Kutcher, de 44 anos, surpreendeu o mundo ao revelar que é portador de um tipo raro de vasculite. Em função dela, ele não conseguia ver, andar nem falar. A fala foi registrada pelo programa "Running Wild with Bear Grylls: The Challenge".

Na entrevista, ele ainda disse levou até um ano pra recuperar. Leia este texto e entenda o que é vasculite, quais são os tipos dela, quais são os sintomas da manifestação da doença e qual é o tratamento utilizado.

O que é vasculite?

A vasculite é uma síndrome autoimune rara que causa inflamação dos vasos sanguíneos. A doença, que pode se manifestar de diversas formas, restringe o fluxo sanguíneo e pode causar danos em órgãos e tecidos do corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, quando uma pessoa tem vasculite, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico causando aneurismas e hemorragias, por exemplo.

Quais são os tipos de vasculites?

Existem dois tipos de vasculites: a primária e a secundária. As primeiras são raras e pouco conhecidas e ocorrem quando o vaso sanguíneo é o alvo principal da doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

As vasculites podem ocorrer de maneira isolada, em apenas um órgão ou tecido, ou podem acometer simultaneamente vários órgãos ou sistemas, chamadas de Vasculites Sistêmicas.

As vasculites secundárias são aquelas nas quais os vasos sanguíneos são acometidos. Geralmente, nesses casos, esse tipo de vasculite está associado a outra doença ou condição, como infecções ou doenças auto-imune. 

Quais são os sintomas da vasculite?

Dentre os sintomas da vasculite, estão febre, cansaço e artralgias. Além do mais, pode haver nódulos e linhas arroxeadas na pele. Sinais e sintomas neurológicos também estão associados à doença. 

Quais são os tratamento da doença?

Ainda não há cura para vasculites primárias. O tratamento, realizado a longo prazo, tem objetivo de controlar a doença o mais rapidamente possível e manter esse controle a longo prazo. Já as vasculites secundárias, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, "o tratamento é direcionado para o fator causal associado, podendo apresentar muito boa resposta."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!