empoderamento 50+

Espetáculo de dança cigana artística envolve mulheres na terceira idade

Sarau Optchá: Alma Cigana acontece neste domingo, 22/10, no Parque Ecológico do Eldorado

Por FM O TEMPO
Publicado em 20 de outubro de 2023 | 17:55
 
 
 
normal

Mulheres na terceira idade estão no centro do projeto "Optchá", que é comandado pela dançarina Juliana Costa. De acordo com ela, a ação visa empoderar essas mulheres e, claro, aumentar a autoestima das mesmas. Um dos resultados desse trabalho poderá ser conferido neste domingo, 22 de outubro, a partir das 9h30, no Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem. É que a turma vai apresentar no espaço público, e com entrada franca, o inédito sarau "Optchá: Alma Cigana".

"Além de ser uma atividade física prazerosa, a dança cigana eleva a autoestima, a confiança em si mesma, o empoderamento, a socialização e alivia o estresse”, explica Juliana, que há mais de dez anos dedica-se a pesquisar a dança cigana. O sarau artístico “Optchá: Alma Cigana”, a propósito, é viabilizado por meio do Edital Movimenta Microprojetos Culturais, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, da Prefeitura de Contagem.

Origens

Durante o sarau, os espectadores terão a oportunidade de apreciar três apresentações distintas, que exploram os movimentos graciosos das saias, das mãos e dos braços, assim como os xales. Este encontro, o segundo da série de apresentações do "Optchá", também contará com a participação do ator e mestre de cerimônias Ronny Steves, que guiará o público pela jornada na dança cigana artística. Além disso, todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras. 

Expressão

A palavra "Optchá", popularmente associada à Umbanda, se traduz como “salve”. No contexto da dança, "Optchá" representa "Bravo" ou "Olé". Juliana Costa expressa sua admiração pela cultura cigana e a riqueza da dança cigana artística: "Sempre admirei a cultura e a força desse povo, especialmente a dança, que é um universo em si. Todos os movimentos e coreografias têm influências de várias regiões e países. Acho que minha ‘alma cigana’ vem da possibilidade que a dança me oferece de explorar e conhecer diversas culturas", descreve ela.

"Optchá: Alma Cigana"
Data: 22 de outubro, a partir das 9h30
Local: Parque Ecológico Eldorado (rua das Paineiras, 753, Eldorado) - Contagem
Ingresso: Gratuito

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!