Musical

Espetáculo online repassa trajetória de Elis Regina, a Pimentinha, para crianças

Por meio da personagem Lilica, vivida pela cantora Jullie, a montagem coloca em repasse alguns dos grandes sucessos da saudosa intérprete gaúcha

Por Patrícia Cassese
Publicado em 28 de março de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Com as cinco montagens já realizadas, o projeto "Grandes Músicos para Pequenos"  - que visa apresentar a trajetória de grandes nomes da MPB para as novas gerações - conseguiu o feito de atrair mais de 200 mil pessoas e de somar 14 prêmios de teatro infantil. A sexta iniciativa certamente seguiria o mesmo caminho - ainda mais tendo em vista a homenageada da vez: Elis Regina (1945-1982). Mas como a pandemia do coronavírus acabou entrando em sua segunda onda, o espetáculo estreia agora em outro formato, ou seja, adaptado para o ambiente online, que é o possível, por ora. 

Com direção de Diego Morais, direção musical de Guilherme Borges e texto de Pedro Henrique  Lopes, "Pimentinha – Elis Regina para Crianças" faz uma apresentação gratuita no canal do Youtube do projeto (http://bit.ly/youtubegmpp), neste domingo, às 16h. Já do dia 3 a 25 de abril, haverá uma temporada virtual, mas, desta vez, com venda de ingressos, pelo Sympla (www.sympla.com.br/grandesmusicosparapequenos) . As sessões serão sempre aos sábados e domingos, às 16h. 

Em cena, a também cantora (e compositora e atriz) Jullie interpreta Lilica, uma menina apaixonada por música e pelas grandes cantoras da MPB. Depois de convencer a mãe a levá-la a um concurso de jovens talentos no rádio, a menina de óculos e cabelos desgrenhados se sente intimidada pelo visual que lhe impõem. E parte para provar que toda pessoa é linda quando dá espaço para sua real personalidade. No elenco, estão, ainda, Erika Riba (Dona Ercy), Lucas da Purificação (Jairzinho), Stephanie Serrat (Diva), Layla Paganini (Produtora) e Pedro Henrique Lopes (Adelino Junior e Adelino). O repertório repassa composições que se tornaram clássicos na voz da gaúcha, como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Madalena” e “Como Nossos Pais”, em arranjos pensados para as novas gerações.

"O projeto foi pensado para reunir as gerações, então, roteiro e repertório buscam contagiar não só as crianças, que estão conhecendo aquilo, muitas pela primeira vez; mas também para alimentar a memória afetiva dos adultos que na maioria das vezes já conhecem aqueles artistas homenageados", narra o diretor Diego Morais. Ele afirma que desde a primeira encenação, em homenagem a Luiz Gonzaga, a resposta tem sido muito calorosa e afetiva, e de todas as faixas etárias. "Desde as crianças, que se apaixonam pelos artistas e vão atrás de mais informações, querendo ouvir mais músicas - muitos pedem para fazer festas de aniversário com o tema dos homenageados -; ao público adulto, que resgata parte de suas histórias de adolescência ou mesmo de infância, quando esses artistas eram muito mais presentes na mídia".

No caso de "Pimentinha", ele acredita que a oportunidade reserva vários momentos marcantes. "Mesmo porque, o repertório da Elis é, sem dúvida, dos mais icônicos e mais conhecidos entre os que a gente vem trabalhando nesse projeto". Particularmente, Diego acha que as crianças vão gostar muito do número de "Dengosa", no qual Lilica/Elis faz uma tentativa de se adequar aos padrões de beleza impostos pelo pessoal da rádio. "Mas é um número divertido, com um figurino bem exagerado. Outro momento que eu apostaria que vai ser icônico é o do 'Alô, Alô Marciano", no qual a Lilica e Jair fazem contato com marcianos através do microfone da rádio".

Incumbida de dar rosto e corpo à personagem principal, Jullie conta que, para o processo de  composição,  partiu para revisitar vídeos de apresentações da cantora, bem como entrevistas, fotografias, músicas... "Quis descobrir outras facetas da Elis que eu ainda não conhecia... Trazer algo de tudo disso como inspiração, mas com liberdade. E também  entrar em contato com a minha criança que, assim como Elis e Lilica, gostava muito de cantar. Quando eu era criança eu ouvia um repertório bastante diverso, e Elis fazia parte desse repertório, me chamando a atenção pela força de suas interpretações. É uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, sem dúvida". 

Serviço:
Pimentinha – Elis Regina para Crianças
Sessão gratuita: Neste domingo (28), às 16h, no canal do Youtube do projeto Grandes Músicos para Pequenos (http://bit.ly/youtubegmpp).
Temporada: De 3 a 25 de abril (sábados e domingos), às 16h
Ingressos: R$ 25 a R$ 50 (a escolha do valor fica a cargo do espectador).
Vendas de ingressos: www.sympla.com.br/grandesmusicosparapequenos
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!