Artes Cênicas

Espetáculo 'Tempos de Errâncias' ganha três exibições em BH

Peça do Núcleo 2 – Coletivo de Teatro, de Uberlândia, estreia nesta quarta-feira (30), no Centro Cultural UFMG

Por O Tempo Magazine
Publicado em 28 de novembro de 2022 | 17:49
 
 
 
normal

Construído a partir de três fotogramas distintos, extraídos da paisagem latino-americana recente e contemporânea, o espetáculo “Tempos de Errâncias”, do Núcleo 2 – Coletivo de Teatro, busca os rastros de devastação da violência armada e, embora trate de um tema ácido e sombrio, quer tratá-lo de forma poética, revelando a brandura do ser humano que tudo suporta mesmo sem ter amparo do Estado.

Nesta quarta-feira (30), às 19h30, a peça será apresentada no Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro). Nos dias 1º e 2 de dezembro, quinta e sexta-feira, haverá novas sessões às 18h15 e 19h30, respectivamente. O evento faz parte da programação do projeto Recitais e tem classificação indicativa de 12 anos. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla a partir de R$ 15 (meia-entrada).

Com direção de Dirce Helena de Carvalho, “Tempos de Errâncias” tem dramaturgia de Rosyane Trotta e atuação de Narciso Telles e Guilherme Conrado. A peça já foi exibida em mais de 10 festivais e mostras nacionais e internacionais em quatro países, tendo conquistado quatro prêmios: melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor trilha sonora e melhor espetáculo.

A primeira cena da montagem abre com a paisagem de um vilarejo abandonado, onde todos foram embora. O único morador remanescente “recebe” o espectador como se ele fosse um visitante, mostra a ele o que sobrou de seu povoado e relembra o período em que os corpos desciam pelo rio e se amontoavam na margem.

Núcleo 2 – Coletivo de Teatro

O grupo, sediado em Uberlândia, é um agrupamento de artistas a partir de projetos artísticos específicos, sob a coordenação artística de Narciso Telles. Investigam as possibilidades poéticas da cena contemporânea nas relações entre representação e representatividade, em diversos modos e processos de criação, para estabelecer diálogos com as questões do mundo, tornando possível o trânsito de afetos e desejos. Suas práticas são modos de existência e resistência no teatro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!