Entrada gratuita

Exposição 'O Tudo e o Nada' reúne obras tridimensionais de alunos da UFMG

A mostra será aberta nesta quarta-feira (21), no Centro Cultural UFMG, com projetos de formandos no programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes

Por O Tempo Magazine
Publicado em 21 de dezembro de 2022 | 15:40
 
 
 
normal

O Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont 174 – Centro) realiza, nesta quarta-feira (21), às 19h, a abertura da exposição “O Tudo e o Nada”. A mostra reúne trabalhos desenvolvidos por alunos na disciplina O Tudo e o Nada – Projetos Tridimensionais Interativos, do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. A curadoria é de Fabrício Fernandino.

A exposição apresenta obras dos artistas Altivo Duarte, Capra Maia, Cláudio Nadalin, DecoVaillant, Dyana Santos, Fernando Costaa, Gabriel Santana, Lourenço Martins Marques, Marcel Diogo, Pedro Moreira, Sabrina Damas e Theodora. A visitação está aberta até o dia 14 de fevereiro de 2023 – terças a sextas, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h na Grande Galeria do Centro Cultural UFMG. A classificação indicativa é 14 anos.

Segundo o curador Fabrício Fernandino, no cerne de cada trabalho exposto existe uma vivência, uma história de vida, uma maneira de ver e sentir o mundo de forma muito pessoal e peculiar: “A obra de arte não se explica, se sente. A arte tem seu vocabulário próprio. Esse é o universo do artista, que transita por fronteiras tênues, pouco espessas e sutis como uma forma de sentir o ‘Tudo’. Cabe a ele a coragem de ser e de dar o salto no vazio em busca de seu ‘eu’ mais profundo de criar e apresentar generosamente, a partir de suas obras, um possível entendimento de um pequeno fragmento do ‘Tudo’”.

A disciplina O Tudo e o Nada foi ministrada no segundo semestre deste ano e teve o objetivo de habilitar os alunos a desenvolverem projetos tridimensionais – esculturas, objetos e instalações.

A proposta era que as produções dialogassem com o espaço de maneira poética, sensível ou reativa e que tivessem como base conceitual o tudo e o nada em uma tentativa de arejar a pesquisa em arte desses artistas e alunos da pós-graduação e criar uma oportunidade, no elenco de disciplinas, para buscarem mais elementos para sua investigação através dos seus próprios processos criativos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!