REPERCUSSÃO

Famosos comentam a perda de Ariano Suassuna

Escritor teve morte comentada em entrevistas e nas redes sociais; leia os principais comentários

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 23 de julho de 2014 | 19:11
 
 
 
normal

A morte do escritor paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos, teve intensa repercussão nas redes sociais. Ele era o membro que ocupava a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em três semanas, ele é o terceiro acadêmico a morrer. No dia 3, foi Ivan Junqueira. Em seguida, João Ubaldo, na sexta passada (18).
 
Veja abaixo os principais comentários e homenagens prestadas:
 
"Foi mais um golpe, depois da morte do João Ubaldo. Ele era um ícone, um tesouro nacional. Era um ícone da cultura brasileira" 
Luis Fernando Verissimo, escritor
 
"João Ubaldo, Rubem Alves, Ariano Suassuna. Pelo visto, Sarney é o único imortal de verdade da ABL"
José Simão, jornalista
 
"Depois do (João) Grilo de você, que é você também, que sou eu, fui morar lá no rancho dos arquétipos, onde tem néctar de mel, água fresca e uma sombra brasileira, com rede de chita e tudo. De lá, vê-se a pedra do reino, uns cariris secos e coloridos, uns reis e uns santos. De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma mesma linda estória pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro"
Matheus Nachtergaele, ator
 
"A Academia está sendo meio devastada, perdemos muita gente boa. Ele tinha uma grandeza, uma efervescência. Ele mostrou o drama, a alegria. O Ariano é desses escritores que a gente lia, admirava, mas adorava conhecer. Ele ainda viajava, ia para o interior, pelo Brasil afora, mesmo com a saúde combalida. Era um grande mestre e um dos grandes patriarcas da nossa literatura. Ele é uma pessoa insubstituível na nossa literatura. Estamos todos de luto" 
Lya Luft, escritora
 
"Ariano é um mestre. Ele é um dos grandes diretores do teatro brasileiro. A gente tinha muito cuidado [ao fazer adaptação de 'Auto da compadecida' para TV] porque o Ariano era algo intocável, a gente tinha o cuidado: será que ele vai aprovar isso? Ele dizia que não queria nem saber, só queria ver no ar. Ele tinha uma gerenosidade muito grande"
João Falcão, diretor
 
"Ele não era só um dramartugo, era um espetáculo em si. A obra dele vai ficar, mas a figura do Suassuna é grandiosa"
Zuenir Ventura, escritor
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!