Programe-se

Festival de Fotografia celebra a arte e a Terra em Tiradentes

Evento, que chega a sua 13ª edição como referência nacional, começa nesta quarta

Por Alex Bessas
Publicado em 06 de março de 2024 | 06:30
 
 
 
normal

A partir desta quarta-feira (6), a histórica e tricentenária cidade de Tiradentes, na região do Campo das Vertentes de Minas, recebe um evento gratuito, diversificado e de relevância nacional, que reúne artistas, pesquisadores, curadores e amantes da fotografia em uma série de atividades: o 13º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, cuja programação se estende até domingo (10).

Neste ano, a iniciativa é norteada pelo tema a Terra, propondo uma reflexão sobre a nossa relação com o planeta e os seus habitantes, por meio de exposições, lançamentos de livros, palestras, debates, oficinas e intervenções urbanas. Tudo a ver com um dos propósitos do festival, que sempre busca incentivar o pensamento crítico sobre o mundo e a vida, trabalhando essa experiência por meio da imagem, como explica Eugenio Sávio, idealizador e diretor artístico do evento.

Ponderando que, mesmo fora dos grandes centros urbanos, o Festival de Fotografia de Tiradentes aparece, hoje, com destaque e até como referência quando o assunto é a fotografia contemporânea brasileira, Sávio diz ter pensado, desde o início, que o projeto fosse perene. “Chegamos a 13ª edição com o fôlego de quem quer que essa iniciativa tenha vida longa, seja para sempre – ainda que sempre seja muita ambição”, assinala, citando exemplos de festivais que já tem mais de 50 anos.

“Com o tempo, esses eventos vão se consolidando e ficando mais fortes. O que não significa que realizá-los fique mais fácil”, adverte. “Acho até que fica mais difícil, pois a responsabilidade aumenta, a procura cresce, a seleção fica mais complicado. Por outro lado, vamos ficando com cada vez mais vontade de fazer, porque percebemos que é algo que tem feito a diferença para a fotografia mineira”, sublinha, enquanto lembra que o festival nasceu no momento em que uma nova geração fotógrafos buscava novas formas de apresentar seus trabalhos e fazer trocas. 

“O projeto nasce desse lugar, desse desejo de mostrar a nossa fotografia e de acolher a fotografia de outros Estados. Não por outro motivo, fizemos um trabalho longo de visita a regiões menos visadas de nosso país”, indica Sávio, situando que essa conexão mais ampla, que propõe diálogo com diferentes territórios brasileiros, não deve ser interpretada como sinônimo de um olhar de menos prestígio para a cidade-sede do evento. “A verdade é que o acolhimento que temos em Tiradentes é muito forte, e sempre buscamos propor contrapartidas, nos conectar a esse espaço”, diz. 

O diretor artístico do festival cita que os fotógrafos que vão ao evento, convidados ou a fim de participar das atividades, costumam fotografar as ruas, as pessoas e a natureza no entorno. “Tudo isso é bem recebido pela comunidade”, avalia. “E a gente tem feito muitas exposições e ações em prol da comunidade. Esse ano, por exemplo, tem uma exposição sobre a Serra de São José, esse potente equipamento natural ao lado da cidade, que esteve ameaçado por interesses políticos, pela especulação imobiliária e pelas mudanças climáticas”, cita, destacando a riqueza do lugar em termos de fauna, flora e recursos hídricos.

Público diverso

Por ser um evento que se consolidou como uma referência quando o assunto é a fotografia contemporânea e por acontecer em um reconhecido destino turístico de Minas Gerais, o Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta conta com um público diverso, formado não só por profissionais da área como também por apreciadores, curiosos e demais interessados.

“São pessoas realmente envolvidas com a fotografia como expressão artística, sendo que parte delas não exerce esse ofício profissionalmente”, expõe Eugenio Sávio, destacando a presença de fotógrafos, pesquisadores, artistas e autores, editores e organizadores de livros e exposições com essa temática.

No evento, esse público pode participar de debates sobre pautas que estão na ordem do dia e despertam muita curiosidade, caso do bate-papo “Utopias Fotográficas: novas verdades e a desmaterialização da Fotografia”, que abre a programação de palestras refletindo sobre a evolução da produção de imagens, desde as origens até o uso da Inteligência Artificial. 

O festival também oferece oportunidades de formação e intercâmbio cultural, como o debate “Territórios Fotográficos: Dinâmicas Culturais entre o Brasil e a França”, que discute as possibilidades de parcerias e circulação da fotografia entre os dois países; o debate “Arquivos e adoções de fotografias”, que aborda os processos de reciclagem e recriação de imagens órfãs.

Outros destaques da programação de palestras incluem o debate a partir da exposição “Eztetyka da Terra”, que reúne obras de 13 artistas que abordam questões terrestres, como a ocupação, a exploração, a preservação e a resistência; a Mesa ZUM, que traz a artista Gê Viana, que usa colagens de arquivos fotográficos para reimaginar a vida de mulheres negras; o debate “Poéticas da Floresta”, que conta com a presença dos fotógrafos Renato Soares e Piratá Waurá, que retratam a cultura e a natureza do Território Indígena do Xingu; e o debate “Retratistas do Morro”, que discute as historicidades das imagens, vivências comunitárias e a importância da preservação da memória nas comunidades para a construção de uma nova narrativa brasileira.

Mais atrações

Além das palestras e debates, o 13º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta propõe uma série de outras atividades, como a projeção “Impermanências do visível”, prevista para esta sexta-feira (8). A intervenção urbana é resultado de uma chamada aberta a estudantes, servidores e participantes de projetos de extensão e pesquisa da UFMG. Já a seleção das obras foi feita por uma comissão curadora formada por Anna Karina Bartolomeu, Eduardo Queiroga e Marcelo Drummond.

A programação inclui, ainda, 22 exposições em 13 espaços da cidade, além do lançamento de 52 livros de fotografia, que tratam de temas como povos originários, relações com as cidades e com a natureza, expressões culturais de diferentes povos e localidades e infância.

SERVIÇO:
O quê.
13º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta
Quando. A partir desta quarta-feira (6) até domingo (10)
Onde. Evento acontece em diversos lugares na cidade de Tiradentes, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais
Quanto. Gratuito
Mais. A programação completa do evento está disponível no site oficial fotoempauta.com.br/festival2024

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!