Para a terceira idade

Festival Integração Primaveras traz apresentações gratuitas pela web

Mesmo na reta final do mês de novembro, a programação ainda reserva três atrações musicais, como Renato Saldanha Duo, nesta quinta

Por O TEMPO
Publicado em 23 de novembro de 2021 | 18:33
 
 
 
normal

Em curso desde o último dia 17,  a edição de novembro do Festival  Integração Primaveras, direcionado à terceira idade, prossegue nesta quinta-feira (25), com o Renato Saldanha Duo. Na primeira quinzena de novembro, já passaram pelo palco virtual do projeto o Duo Mitre, Babadan Banda de Rua, Túlio Araújo Quarteto e Kiko Oliveira in Trio. Todas as apresentações permanecem disponíveis para o público, gratuitamente, na plataforma integracaoprimaveras.com.br.

A diretora geral do Integração Primaveras, Débora Coghi, lembra que a população acima de 60 anos muitas vezes tem dificuldade de encontrar conteúdos adequados e de qualidade. “Hoje, este público está cada vez mais ativo econômica e socialmente. Nosso desejo é corresponder aos anseios destas pessoas, oferecendo conteúdo pensado e produzido com o olhar nelas, em sua realidade e suas necessidades”, ressalta.
Renato Saldanha, atração da quinta, é guitarrista e violonista, além de compositor e arranjador. Em 2017 foi o ganhador do prêmio BDMG Instrumental. Já acompanhou grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Elza Soares, Tunai, Vander Lee e Telo Borges. Apresentou seu trabalho autoral em shows por Portugal, França e Bélgica. Como instrumentista, já participou de bandas dos artistas Túlio Mourão, Maria Schneider, Leo Gandelman. 

Já no domingo, 28, os holofotes se dirigem para o Emiliano Garcia Quarteto. Com a experiência de quase três décadas de tocar diversos estilos, com grandes artistas e formações que vão desde duos até orquestras como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Ouro Preto e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o saxofonista uruguaio, radicado em Belo Horizonte, apresenta seu novo projeto de pesquisa e interpretação musical. 

Já na terça-feira, 30, o destaque é "Bach Mineiro", show que tem por base a fusão de música erudita, cigana, mpb, rock, choro e música regional, além de composições autorais. O nome Bach Mineiro se deve a uma música composta inspirada no Prelúdio da Suite 1 para violoncelo de Bach, onde o grupo faz uma homenagem aos músicos mineiros e às tradições folclóricas, como o Congado e a Folia de Reis. Utiliza influências musicais como ponte entre o erudito e o popular. Para o Integração Primaveras, a banda se apresenta em forma de trio.

Integração Primaveras nas redes:
Plataforma de exibição: https://integracaoprimaveras.com.br/ 
Instagram: https://www.instagram.com/integracaoprimaveras/ 
Facebook: https://www.facebook.com/integracaoprimaveras/ 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!