Música

Festival Sertanejo mescla o ritmo com axé e piseiro em megaevento no Mineirão

Neste sábado (6), cerca de 40 mil pessoas vão ver shows de Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Léo Santana e Mari Fernandez, entre outros

Por Bruno Mateus | @eubrunomateus
Publicado em 05 de maio de 2023 | 06:33
 
 
 
normal

Mari Fernandez, 22, fenômeno do forró e do piseiro, alcançou sucesso de norte a sul do país no segundo semestre de 2021. Desde então, ela marca presença não só nos rankings de artistas mais ouvidos do Brasil, mas também em grandes festivais. A cearense é uma das atrações do Festival Sertanejo, que ocupa o gramado do Mineirão neste sábado (6), a partir das 16h.

Como o nome do megaevento sugere, as duplas Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Hugo & Guilherme e Ícaro & Gilmar cantarão sucessos do estilo para cerca de 45 mil pessoas, mas outros gêneros também serão contemplados, o que mostra tanto o ecletismo do festival quanto a popularidade do piseiro de Mari Fernandez.

“Fico feliz de ver que a minha música e a dos meus amigos têm chegado tão longe num festival como esse, que é de sertanejo, mas que ao mesmo tempo valoriza outros estilos da música popular brasileira. Estou honrada de fazer parte disso e poder levar meu forró, meu Nordeste e minha cultura para um festival tão grande”, comenta a cantora.

Mari Fernandez começou a carreira cantando em igrejas e bares para pequenas plateias. A primeira composição foi feita aos 15 anos. Hoje, ela interpreta sucessos como “Comunicação Falhou”, “Pode Apostar”, “Intuição” e “Hoje Eu Vou Te Usar” para multidões. No Mineirão, não será diferente.

“Nunca imaginei que meu trabalho fosse chegar tão longe, de uma maneira tão rápida, como acabou acontecendo. Em um dia, cantei em um barzinho para poucas pessoas, no outro já me apresentava para 20, 30 mil pessoas. É algo que sempre sonhei. Algumas vezes eu dormi pensando em desistir e acordava no outro dia pensando diferente. Deus acalmava meu coração e me mostrava que estava preparando tudo”, ela conta.

A cantora, chamada de Rainha do Piseiro, não sabe dizer exatamente porque o piseiro se tornou um fenômeno no Brasil. O “ritmo gostoso e dançante”, segundo ela, ajuda a explicar o sucesso do estilo. Reconhecimento nacional, Mari Fernandez completa: “É algo que a gente do forró do Nordeste, do piseiro, já merecia. Chegou o momento de dominarmos o Brasil”.

Se no Festival Sertanejo há espaço para o forró e o piseiro de Mari Fernandez, o axé de Léo Santana, 35, também entra na programação como destaque. Dono do hit do último Carnaval, a onipresente “Zona de Perigo”, o baiano também celebra a mescla de estilos que vai invadir o Mineirão. “Tenho visto cada vez mais uma mistura de ritmos e gêneros nos festivais, o que mostra que o público está, cada dia mais, consumindo diversos tipos de música e apostando cada vez mais na diversidade. Isso é muito bom, pois acaba dando espaço e voz para nós, artistas”, considera.

Volta ao Mineirão

Léo Santana se apresenta em Belo Horizonte com certa regularidade, mas será a primeira vez que ele toca na capital mineira após o estrondoso sucesso de “Zona de Perigo”. A faixa, claro, está no setlist do cantor. O EP “Another One”, lançado em meados de abril, também terá lugar, além de músicas como “Onde Tu Vai Sentar”, “Santinha” e “Contatinho”.

“‘Zona de Perigo’ foi um marco em minha carreira e fez com que meu ano começasse a todo vapor. Voltar a BH é sempre muito bom, estou chegando com um repertório cheio de sucessos e trarei também as novas canções do meu EP. Espero que os mineiros recebam bem as músicas”, comenta Léo.

O baiano diz que tem uma relação especial com o público mineiro. Fazer mais um show no Gigante da Pampulha, onde esteve em agosto do ano passado no “Baile da Santinha”, é motivo de “alegria enorme e grande responsabilidade” para o artista: “O Mineirão é um local que já recebeu grandes nomes da nossa música. Estou muito feliz em levar o som da Bahia, mais uma vez, para os meus fãs mineiros. Sou sempre recebido com muito carinho e tenho uma relação muito especial com o público”.

Presença mineira no sertanejo

Naturais de Periquito, no Leste de Minas Gerais, Ícaro e Gilmar moram em Goiânia desde 2017, mas nunca se esquecem de suas raízes. No repertório deste sábado, entre outras canções autorais e releituras, estarão os singles “Despedida”, “Vida Torta”, “A Gente Acertou” e “Pouco Roupa”. Para Ícaro, tocar no Mineirão tem um sabor diferente: “É muito importante voltar para Minas, para nossa terra, e poder fazer um show para milhares de pessoas, ainda mais em um evento tão grande como esse. Tudo isso deixa a gente muito feliz. Vai ser um show muito especial e eclético”.

Arte e gastronomia

O Festival Cultural Mineirão Gastrô, em parceria com o Festival Sertanejo, também é atração deste sábado na Pampulha. Estações de alimentação e food trucks vão oferecer diversas opções de comidas e bebidas. Além disso, intervenções artísticas serão realizadas durante o evento e uma feira de artes visuais será montada no estádio.

Programe-se

A 6ª edição do Festival Sertanejo acontece neste sábado (6), no Mineirão, a partir das 16h. Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Hugo & Guilherme, Mari Fernandez, Léo Santana, Guilherme & Benuto, Ícaro e Gilmar, Dennis e DJ DH se apresentam no evento. Ingressos a partir de R$ 50 (meia solidária) no site nenety.com.br.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!