Morgan Freeman é a mais recente estrela a falar publicamente sobre supostas tentativas de reproduzir as vozes de celebridades usando IA.

O ator ganhador do Oscar foi às mídias sociais na sexta-feira (28) para expressar sua gratidão aos fãs que o notificaram sobre imitações de sua voz geradas por IA.

“Obrigado aos meus incríveis fãs por sua vigilância e apoio ao denunciarem o uso não autorizado de uma voz de IA que me imita”, publicou Freeman no X. “Sua dedicação ajuda a manter a autenticidade e a integridade. Grato.” As hashtags em sua postagem incluíam “scam” (golpe) e “IdentityProtection” (proteção de identidade).

A postagem de Freeman ocorre depois que Scarlett Johansson ameaçou entrar com uma ação legal no mês passado contra a OpenAI por supostamente copiar e imitar sua voz depois que ela se recusou a licenciá-la para a empresa.

Em uma declaração na época, Johansson disse que, depois que ela recusou o pedido da OpenAI para ser uma voz chamada “Sky” para seu sistema de IA, a empresa fundada por Sam Altman imitou sua voz.

Thank you to my incredible fans for your vigilance and support in calling out the unauthorized use of an A.I. voice imitating me. Your dedication helps authenticity and integrity remain paramount. Grateful. #AI #scam #imitation #IdentityProtection

— Morgan Freeman (@morgan_freeman) June 28, 2024

O post Morgan Freeman detona uso de sua voz por I.A. apareceu primeiro em Observatório do Cinema.