FILMES E SÉRIES

10 filmes de serial killer que mostram o lado mais doentio do ser humano

A ficção de serial killers é um gênero popular e bem vendido

Por Observatório da TV
Publicado em 08 de junho de 2024 | 20:00
 
 
 

Um serial killer, conhecido como assassino em série na língua portuguesa, é um indivíduo criminoso que apresenta um perfil psicopatológico. Suas atitudes se repetem de forma padronizada e obsessiva. Essas pessoas tendem a ser mais isoladas e demonstram baixa empatia e remorso.

Você sabia que muitos serial killers exibem características comuns desde a infância? Algumas dessas características incluem obsessão por incêndios e crueldade com animais. No entanto, muitos assassinos conseguem disfarçar seu perfil cruel na vida adulta, mantendo esposas, filhos e bons empregos, aparentando uma rotina normal no mundo moderno. Por outro lado, alguns seguem um perfil mais psicopático, sendo extremamente antissociais.

No cinema, o tema dos serial killers ganhou destaque principalmente através das biografias de algumas das mais terríveis personalidades assassinas que existiram, como é o caso do filme O Anjo (2018). No entanto, o perfil de serial killer é mais comum nos Estados Unidos, onde 70% dos assassinos em série do mundo estão concentrados. Além disso, a esmagadora maioria dos serial killers são do gênero masculino.

Embora seja um assunto pesado, o público para filmes sobre assassinatos é grande. As biografias são impulsionadas pela curiosidade acerca dos fatos reais, enquanto a ficção de serial killers é um gênero popular e bem vendido desde clássicos como Psicose (1960). Independentemente de qual seja o seu favorito, a lista a seguir apresenta os melhores filmes para você aproveitar.

Zodíaco

Zodíaco

Em 1º de agosto de 1969, três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle traz a confissão de um assassino, e as três juntas formam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. 

O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário, mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme Zaroff, o Caçador de Vidas (1932). Os assassinatos e as cartas continuam, provocando pânico na população de San Francisco. Zodíaco está na Max.

Verão de 84

Verão de 84

Quando chega o período de férias, Davey (Graham Verchere) e seus amigos pré-adolescentes começam a suspeitar que crianças estão desaparecendo no bairro. Um dia, ele tem a impressão de ver um garoto sumir dentro da casa de Mackey (Rich Sommer), um policial conhecido e estimado pelos habitantes.

Os quatro amigos começam a reunir provas de que estão morando perto de um assassino em série, embora os adultos não acreditem em suas teorias mirabolantes. Quanto mais investigam a vida do vizinho misterioso, mais se expõem a um possível perigo mortal. Verão de 84 está na Apple TV+.

Psicopata Americano

Psicopata Americano

Patrick Bateman (Christian Bale) é jovem, branco, bonito e aparentemente indistinguível de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman é também um serial killer que vaga livremente e sem receios em busca de novas vítimas. 

Seus impulsos assassinos são alimentados por um materialismo zeloso e uma inveja torturante sempre que encontra alguém que possui mais do que ele. Quando um colega lhe mostra um cartão de visitas superior ao seu, com tinta e papel de qualidade melhor, a sede de sangue de Bateman é despertada, levando-o a intensificar suas atividades homicidas e a se tornar um perigoso e violento psicopata. Psicopata Americano está no Prime Video.

Presságios de Um Crime

Presságios de Um Crime

Dois detetives do FBI, Joe Merriwether (Jeffrey Dean Morgan) e Katherine Cowles (Abbie Cornish), estão à caça de um serial killer que mata suas vítimas com um objeto perfurante na nuca, sem deixar vestígios na cena do crime. 

Diante da ausência de provas, Joe pede ajuda ao seu amigo pessoal, o Doutor John Clancy (Anthony Hopkins), um poderoso vidente que vive isolado desde a morte de sua filha. Aos poucos, Clancy ajuda os detetives a entender a mente do assassino (Colin Farrell), até fazer uma descoberta importante: o responsável pelas mortes também é um vidente, ainda mais esperto que John. Pior ainda, ele está sempre um passo à frente nas investigações. Presságios de Um Crime está na Max.

O Telefone Preto

O Telefone Preto

Em O Telefone Preto, de 1978, uma série de sequestros assola a cidade de Denver. Ethan Hawke interpreta o “Grabbler”, um serial killer cujo alvo são crianças do bairro. Finney Shaw, um garoto de 13 anos, é sequestrado e acorda em um porão com apenas uma cama e um telefone preto na parede.

Quando o telefone toca, Finney ouve a voz das vítimas anteriores do assassino, que tentam evitar que ele sofra o mesmo destino. Enquanto isso, sua irmã Gwen tem sonhos que indicam o possível paradeiro dele e corre contra o tempo para ajudar os detetives Wright e Miller a resgatar o irmão, mas seus esforços parecem ser em vão.

Finney continua a tentar escapar, mas todas as suas tentativas falham até que uma das vítimas do serial killer revela um plano que poderia finalmente levá-lo à liberdade. O Telefone Preto está no Prime Video.

Morte Morte Morte

Morte Morte Morte

Em Morte Morte Morte, Bee e sua amiga, provenientes de famílias muito bem-sucedidas e ricas da Europa, decidem viajar juntas para uma festa em uma mansão remota. Junto com elas, estão outros convidados da mesma faixa etária, também muito ricos. Depois de consumir álcool, drogas e dançar, o grupo decide jogar Morte Morte Morte, um jogo em que alguém é “assassinado” e os participantes precisam adivinhar quem foi o assassino.

No entanto, antes que o jogo termine, alguns integrantes decidem dormir e o jogo é interrompido. No meio da noite, durante uma tempestade que corta a energia da casa, Bee decide investigar e encontra um dos convidados com a garganta cortada. Agora, sem sinal, carro, eletricidade ou qualquer ajuda externa, o grupo precisa se unir para descobrir o verdadeiro assassino entre eles antes que seja tarde demais. Os relacionamentos se desgastarão e a confiança de todos será posta à prova. Morte Morte Morte está no Prime Video.

Hannibal

Hannibal

Sete anos se passaram desde que o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) escapou da prisão. O assassino em série agora trabalha na biblioteca de uma família nobre em Florença e transita livremente pela Europa. A agente do FBI Clarice Sterling (Julianne Moore), que entrevistou o Dr. Lecter antes de sua fuga do hospital de segurança máxima para criminosos insanos, nunca esqueceu o encontro com o psicopata, cuja voz ainda atormenta seus sonhos. Mas Mason Verger (Gary Oldman) também não esqueceu Hannibal.

Sobrevivente de um ataque brutal do psicopata que o deixou terrivelmente desfigurado, Verger alimenta uma obsessão por vingança e percebe que, para atrair o Dr. Lecter de volta à luz, terá que usar Clarice Sterling como isca. Hannibal está no Prime Video.

O Estrangulador de Boston

O Estrangulador de Boston

O Estrangulador de Boston acompanha um misterioso assassino que deixa um rastro de vítimas, enquanto a jornalista Loretta McLaughlin (Keira Knightley) se torna uma das primeiras a conectar os homicídios do estrangulador de Boston. 

No entanto, quando Loretta tenta conduzir sua investigação ao lado de sua colega e confidente Jean Cole (Carrie Coon), a dupla se vê prejudicada pelo sexismo da época. Mesmo enfrentando esses obstáculos, McLaughlin e Cole perseveram corajosamente, arriscando suas vidas em busca da verdade. O Estrangulador de Boston está no Star+.

Muti: Crime e Poder

Em Muti: Crime e Poder, o detetive aposentado do Mississippi, Boyd (Cole Hauser), é incumbido de investigar uma série de assassinatos brutais, inspirados por um ritual tribal conhecido como Muti, após não conseguir lidar com a perda de sua filha. 

Determinado a capturar o serial killer responsável, Boyd embarca em uma perigosa caçada. Sua única esperança é o Professor de Estudos Africanos, Mackles (Morgan Freeman), porém, o antropólogo esconde um segredo sombrio. Conforme Boyd e Mackles unem forças e mergulham no mundo do assassino, a linha entre sanidade e loucura se torna cada vez mais tênue, enquanto eles tentam entender a cultura por trás do ritual. Muti: Crime e Poder está no Telecine.

Feriado Sangrento

Feriado Sangrento

Feriado Sangrento é um filme norte-americano de terror dirigido por Eli Roth e inspirado em um trailer do diretor exibido durante o filme Grindhouse (2007), de Quentin Tarantino. A história se desenrola em uma cidade dos Estados Unidos, onde o feriado de Ação de Graças é celebrado.

Após uma confusão durante a Black Friday resultar em tragédia, a população local se vê aterrorizada por um serial killer misterioso. Com vítimas aparentemente aleatórias e sem qualquer conexão visível, o assassino parece não seguir um padrão específico – até que os moradores descobrem que tudo faz parte de uma trama macabra. Feriado Sangrento está na Max.

O post 10 filmes de serial killer que mostram o lado mais doentio do ser humano apareceu primeiro em Observatório do Cinema.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!