Literatura e turismo

Fliti reafirma vocação de Tiradentes como palco de grandes festivais

Evento literário acontece de quinta a domingo (17) e impulsiona também a economia do município

Por Bruno Mateus
Publicado em 14 de outubro de 2021 | 06:01
 
 
 
normal

Destino turístico reconhecido internacionalmente, Tiradentes, cidade na região central de Minas cujo conjunto arquitetônico e urbanístico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, é famosa também por ser palco de festivais de gastronomia, cinema, teatro e fotografia. Desde 2020, a literatura também passou a ocupar as charmosas ruas e vielas da cidade.

Foi no ano passado, mais precisamente entre 26 e 29 de novembro, que a Feira Literária de Tiradentes (Fliti) aconteceu pela primeira vez, reforçando a vocação do município como palco de grandes festivais. De quinta a domingo (17), a literatura volta ao calendário cultural.

“Para onde você olha há fomento à cultura, à história. Tiradentes é realmente uma potência do turismo e a cultura permeia todos os setores da cidade”, observa o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Tiradentes, Christian Silveira Bastos. Segundo o gestor municipal, a Fliti (acesse a programação completa aqui) preenche um papel fundamental: resgatar, valorizar e divulgar a produção de escritores e poetas da cidade.

“Vamos ter um estande da prefeitura com materiais dos nossos escritores. Ela faz um trabalho muito bonito também sobre o patrimônio histórico imaterial, como o congado. Esse ambiente literário nos ajuda a entender para onde queremos ir enquanto sociedade”, pondera Bastos. 

“No ano passado, a Fliti foi muito bem recebida em Tiradentes. A participação dos moradores da cidade e região no evento, que valoriza a cultura e a identidade do local, foi a grande conquista”, diz a organizadora do festival, Cristina Figueiredo.

Segundo Cristina, a primeira edição da Fliti recebeu mais de 3.600 visitantes nos quatro dias de feira, e a expectativa para 2021 é garantir um resultado ainda melhor: “Vamos dobrar de tamanho. A Fliti está sendo muito bem organizada e estruturada para que todos sintam-se seguros, uma vez que já recebemos o selo ‘Evento Seguro’ do governo de Minas Gerais”.

Além do gramado do Santíssimo Resort, o festival, que já conta com 50 escritores confirmados, além dos homenageados Paula Pimenta e Roger Mello, vai ocupar outros dois espaços de Tiradentes: o Largo dos Mercês e o Museu da Liturgia, no centro histórico. “O livro é um objeto de transformação social, e a Fliti vem promover o encontro e o acesso ao universo literário”, destaca Cristina Figueiredo. 

“Neste ano vai ser maior, a feira vai ser realizada em espaços públicos também. O evento está mais robusto, com convidados de extrema relevância nacional para a literatura contemporânea, e ainda seguindo todos os protocolos, mas agora estamos na Onda Verde e há flexibilizações”, diz o secretário municipal de Cultura.

Aspecto econômico

Com a pandemia, o turismo, principal motor econômico de Tiradentes, sofreu diversos baques ao longo de um ano e meio. Com a flexibilização e a reabertura gradual da cidade, os eventos voltaram a ser realizados, e o comércio apresentou um reaquecimento. “A cidade gira economicamente em função da questão advinda do setor turístico. As feiras destacam a potencialidade do município e conseguem agregar valor às nossas raízes, além de aumentar o número de visitantes, que fazem girar o mercado de hospedagem, lojas, artesanato e restaurantes. Movimenta toda uma cadeia produtiva desde a divulgação do evento até o produtor rural. Isso é importantíssimo”, salienta Christian Silveira Bastos.  

Para Bastos, a pandemia – e a necessidade de se reinventar – trouxe o resgate de um olhar mais voltado às riquezas e às belezas de Tiradentes. “Antes o turismo acontecia muito naturalmente, mas percebemos que era preciso ter outro olhar para nossa zona rural, nosso conjunto arquitetônico. para o congado, a festa dos carros de bois. Começamos a observar Tiradentes de uma maneira diferente”, conclui o secretário.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!