Neste sábado (19)

Fotógrafo Guto Muniz lança portal dedicado às artes cênicas

'Trilhas da Cena' quer oferecer um espaço de visibilidade paras os profissionais do setor, além de preservar a memória do teatro. Iniciativa também dará espaço à fotografia

Por O Tempo Entretenimento
Publicado em 17 de agosto de 2023 | 19:04
 
 
 
normal

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado neste sábado (19), pois é a data da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839.  Ele é considerado o primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público e consiste em uma imagem única e positiva, formada diretamente sobre uma placa de cobre, revestida com prata e, em seguida, polida e sensibilizada por vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem é revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução salina.
 
Esse 19 de agosto também marca outra efeméride importantes: o dia do artista de teatro. E para celebrar as duas coisas - teatro e fotografia - Guto Muniz, considerado um dos fotógrafos de artes cênicas mais conhecidos e talentosos do país - lança um portal que funcionará, de forma colaborativa, para a construção de acervo e vitrine nacional de trabalhos nos segmentos de teatro, dança, circo e performance.
 
O "Trilhas da Cena (trilhasdacena.com.br)"  entra no ar a partir das 10h30 deste sábado (19) e quer ser um espaço de visibilidade e de memória para o trabalho de profissionais das artes cênicas de todo o país. Além disso, vai disponibilizar uma agenda cultural com informações de serviço sobre os trabalhos de dança, circo, teatro e performance, independentemente de serem assinantes do portal.
 
 
 
 
 
Segundo o material de divulgação do projeto, 'os artistas, coletivos, profissionais, empresas e técnicos das artes cênicas brasileiras, que quiserem participar, terão página exclusiva e construída com identidade própria, que funciona como um portifólio bem completo. A página pode reunir desde informações diversas sobre o trabalho ou perfil cadastrado, como artigos, críticas, repertório, participação em festivais, ficha técnica, até fotos, vídeos, áudios e o que mais o profissional julgar necessário sobre sua criação e trajetória. Quem quiser participar paga em troca uma anuidade a partir de R$120 para a manutenção de sua página e a sobrevida do projeto.
 
A fotografia, claro, ofício de Guto, também terá destaque na plataforma que vai contar com a participação de projeto importantes de vários fotógrafos brasileiros como João Caldas (com 42 anos dedicados à fotografia de cena), Silvia Machado (especializada na dança), Renato Mangolin e o Caio Lírio.
 
Grandes representantes do teatro e da dança brasileiros também já aderiram à iniciativa como as diretoras Yara de Novaes e Miwa Yanagizawa, as atrizes Teuda Bara, Rejane Faria e Inez Viana, os bailarinos, professores e pesquisadores da dança Arnaldo Alvarenga e Denise Stutz, dentre muitos outros representantes da cena mineira e nacional.
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!