Entrevista

Giovanna Antonelli sobre carreira: 'Cada vez mais vou escolher onde estarei'

Atriz, que anunciou pausa nas novelas após ‘Travessia’, revela que vai se dedicar a outros projetos fora da TV, mas garante que não vai se afastar das telas

Por Renato Lombardi
Publicado em 16 de março de 2023 | 07:00
 
 
 

“Amo desafios. Isso é estar em constante movimento”, afirma Giovanna Antonelli, em entrevista a O TEMPO. E “desafio” e “movimento” são algumas das principais palavras que podem ser usadas para definir a carreira da atriz e empresária, que estreou no meio artístico como assistente de palco de Angélica no “Clube da Criança” (em 1991, na Manchete), e logo foi parar nas novelas.

Com muito talento, transita com facilidade entre o humor e o drama e os mais variados personagens - sejam mocinhas ingênuas, mulheres fortes ou vilãs. Não à toa Giovanna é considerada um dos principais nomes da Globo e sempre é requisitada para trabalhos - ela vem emendando um projeto atrás do outro por isso. Mas chegou a hora de parar - pelo menos por enquanto. Giovanna, que está no ar em “Travessia”, anunciou que essa será a última novela. Aposentadoria? Não, isso não está nos planos da atriz, que quer abrir mão de projetos longos para se dedicar a outras atividades, inclusive à vida de empresária. 

“Quem me segue nas redes, sabe como faço muitas coisas ao mesmo tempo. Eu trabalho há 30 anos, ininterruptamente, e incansavelmente. Não tenho como sair de cena, porque estou envolvida em muitos projetos neste momento. Mas sim, cada vez mais vou escolher onde estarei”, conta Giovanna, que completa 47 anos no próximo dia 18. Durante o lançamento da novela de Gloria Perez, em setembro de 2022, ela já havia revelado o desejo de participar de trabalhos menores ou de curta duração, como filmes e séries. A agenda, garante a atriz, está cheia para este ano mesmo após o fim das gravações de “Travessia”, em abril. A lista inclui o lançamento de um filme, “Apaixonada”, ainda sem data.

A pausa nos folhetins virá após Giovanna interpretar, pela segunda vez, uma das personagens mais carismáticas e fortes de sua carreira - a delegada Helô, que ela viveu em “Salve Jorge” (2012), também de Gloria Perez.  “Essa volta da personagem vejo como um presente. E eu recebo”, diz a atriz, aos risos. “O público pedia muito e ela voltou pelas mãos mágicas da Gloria. Mais madura, afinal, dez anos depois, mas com o mesmo caráter:  justa, guerreira, com sede de justiça. Eu me sinto representada e acho que o público feminino também. Muito bom trazer essa mulher nos dias de hoje”, conta.

“Esse ‘crossover’ já aconteceu pelo mundo e o espectador curte muito. Amo sentir essa torcida do público”, celebra Giovanna, que destaca a parceria com Alexandre Nero novamente - ele interpreta o advogado Stênio, ex-marido de Helô, e os dois vivem entre tapas e beijos. “Com Nero é fácil, porque temos muito sincronismo e conexão em cena. Eles são divertidos, sacanas, implicam um com o outro, como muitos casais são e tantos outros gostariam de ser”, comemora. “Está sendo um trabalho extremamente feliz”, garante ela. 

Giovanna - que na TV já foi Capitu, Jade, Bárbara e tantas outras mulheres que são lembradas ainda - fala com orgulho da trajetória como atriz. “Eu tenho um carinho muito especial por cada uma delas, assim como o público. É muito gratificante, sem dúvidas, ter levado para a casa das pessoas essas personagens tão fortes, guerreiras, que abriram tantos caminhos e possibilidades com suas histórias, dores e alegrias. Sou uma grande admiradora das mulheres , que sempre me inspiraram, tanto na vida pessoal, quanto interpretando as personagens”, afirma ela, que traz no currículo mais de 20 trabalhos na televisão, entre novelas, séries e minisséries. 

Empreendedora

Longe das novelas, Giovanna Antonelli quer se dedicar mais ao seu lado empreendedora. Ela é sócia da Giolaser, rede de clínicas de depilação, estética e beleza fundada em 2013 com mais de 300 unidades pelo país. “Estamos em plena expansão e isso também demanda tempo”, conta ela, que também pretende viajar pelo país com palestras sobre empreendedorismo, projeto que desenvolveu em parceria com a sócia Carla Sarni.

“Empreender já era um desejo desde jovem, além da carreira de atriz”, afirma ela. “Tenho vários produtos na área de beleza e amo investir em empresas de tecnologia. Sou rosto de grandes marcas. E tenho novos projetos chegando no mercado. Sempre com um time de primeira à minha volta, mas faço questão de estar 100% presente”, garante. 

Maternidade

Mãe de três filhos - Pietro, de 17 anos, e das gêmeas Antônia e Sofia, de 12 -, Giovanna Antonelli também reflete sobre a maternidade. “É uma delícia e uma dificuldade (risos). Entender cada um de forma personalizada, os desejos, frustrações e expectativas. Educar em um mundo ‘selva’, violento e pouco gentil, é o tempo todo desafiador”, pontua ela. “Me desdobro todos os dias, me reinvento também como mãe e ser humano. Sou uma mãe em construção através do olhar deles. Minha sorte é que eles são os melhores filhos que Deus podia me dar”, diz.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!